https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13781
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
camilasantosfabre.pdf | PDF/A | 3.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise do nível de satisfação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do IF Sudeste MG com aspectos relativos ao comportamento organizacional |
Autor(es): | Fabre, Camila Santos |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Membro da banca: | Vieira, Soraia Marcelino |
Membro da banca: | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Membro da banca: | Almada, Lívia |
Resumo: | A satisfação no trabalho é uma dimensão importante a ser identificada pelo gestor de uma organização, inclusive no campo público brasileiro, para que se criem ações que favoreçam o alinhamento dos trabalhadores aos objetivos da organização. Trata-se de um tema atualmente discutido como forma de melhorar o desempenho das organizações, pois a satisfação é uma variável que afeta os indivíduos na saúde, comportamento, vida profissional e social. Partindo dessas premissas, a presente dissertação tem como objetivo identificar o nível de satisfação no trabalho de Técnicos Administrativos em Educação do IF Sudeste com o sistema de recompensas mantido pela instituição. Foi realizada uma pesquisa quantitativa exploratória e descritiva, sendo aplicado um questionário com dados sociodemográficos e a Escala de Satisfação no Trabalho em 154 servidores da instituição. Foi, então, verificada a predominância de insatisfação com o salário e com as promoções; indiferença com a natureza do trabalho e com a chefia e satisfação com a relação com os colegas de trabalho. As variáveis sociodemográficas revelaram relevantes aspectos analisados, sendo observados níveis de satisfação distintos conforme o gênero, a idade, o tempo de casa e o nível do cargo ocupado. |
Abstract: | Job satisfaction is an important dimension to be identified by the manager of an organization, including in the Brazilian public field, in so that actions can be created that favor the alignment of workers to the objectives of the organization. This is a theme currently discussed as a way to improve the performance of organizations, because satisfaction is a variable that affects individuals in health, behavior, professional and social life. Based on these premises, this dissertation aims to identify the level of satisfaction in the work of Administrative Technicians in Education of the Southeast IF with the reward system maintained by the institution. An exploratory and descriptive quantitative research was carried out, and a questionnaire with sociodemographic data and the Work Satisfaction Scale were applied to 154 employees of the institution. Then, the predominance of dissatisfaction with salary and promotions was verified; indifference to the nature of the work and with the leadership and satisfaction with the relationship with the co-workers. The sociodemographic variables were relevant in some of the analyzed aspects, and different levels of satisfaction were observed according to gender, age, time at home and level of the position held. |
Palavras-chave: | Satisfação no trabalho Sistema de recompensas Técnicos administrativos em educação Job satisfaction Reward system Public service Administrative technicians in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00385 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13781 |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons