https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13758
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariagilvaniabezerracavalcante.pdf | PDF/A | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A baixa permanência discente no ensino médio de um centro de jovens e adultos no interior do Ceará: um estudo de caso na EJA semipresencial |
Autor(es): | Cavalcante, Maria Gilvania Bezerra |
Orientador: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Miembros Examinadores: | Schapper , Ilka |
Miembros Examinadores: | Leite, Sandra Fernandes |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa teve como objetivo investigar os fatores que interferem na permanência dos alunos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) no formato semipresencial, localizado no interior do Ceará. Com uma análise documental em busca de evidências da baixa permanência dos alunos do CEJA verificou-se que 42,4% dos alunos matriculados em 2019 se afastaram da escola ainda no mesmo ano, alguns sem concluir nenhuma das disciplinas. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados, questionário direcionado aos alunos e professores, e entrevista semiestruturada destinada ao núcleo gestor escolar. Com base nos dados desta pesquisa construiu-se uma caracterização do perfil socioeconômico dos alunos, e após análise foram identificados fatores extras e intraescolares que interferiram na permanência dos estutantes no Centro de Educação de Jovens e Adultos pesquisado. Entre os fatores extraescolares apareceram: a falta de tempo para estudar, a distância da moradia dos alunos até o CEJA (acesso), o cansaço decorrente do trabalho e por último foram agregados dados que caracterizamos como motivos pessoais: casamento e filhos. Os fatores intraescolares mais citados foram: o acolhimento recebido pelo aluno e seu acompanhamento escolar, o material didático e a metodologia utilizada pelos professores e sua formação continuada para atuarem na modalidade da EJA, além da dificuldade de aprendizagem dos educandos e reprovação nas avaliações do CEJA. De posse dos dados pesquisados foi elaborado um Plano de Ação Educacional, com propostas de intervenção que buscam melhoria no acolhimento e motivação dos alunos, no acompanhamento escolar, formas de dirimir as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, reformulação no processo avaliativo discente, a formação docente para o uso de metodologia que aproxime os conteúdos ensinados às vivências dos alunos, dentre outras que possam contribuir para uma maior identificação do aluno com a escola, auxiliando a gestão escolar a minimizar fatores negativos a permanência escolar dos seus estudantes. |
Resumen : | This research was developed under the Professional Master Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of Public Policy Center and Education Evaluation at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research aimed to investigate the factors that interfere in the permanence of the students in a Youth and Adult Education Center (CEJA) in a blended format, located in the interior of Ceará. The research started with a document analysis in search of evidence of the low permanence of CEJA students, which has been found 42.4% of them registered in 2019 got away the school in the same year, some of them without completing any module of the subjects. Afterwards a field research was carried out, having as instrument of data collection the questionnaire addressed to students and teachers, and the semi-structured interview addressed to the school manager. Based on the research date, have been made a characterization of the socioeconomic profile of the students, and the extracurricular and interschool factors that most interfere with the permanence of students in the Youth and Adults Education Center researched were identified. Among the extraschool factors were lack of time to study, the distance from their home to CEJA, tiredness resulting from work and personal reasons such marriage and children. The most cited interschool factors were: the welcome received by the student and their school support, the teaching material and the methodology used by teachers and their continuing education to work in the EJA modality, in addition to the learning difficulty of the students and failure in evaluation of CEJA. With the researched data, an Educational Action Plan was elaborated, with intervention that seek improvement in the reception and motivation of the students, school monitoring, the evaluation process and the students´ learning difficulty, and the teachers´ training for the use of the methodology that bring the taught contents closer to the students´ experiences, among others that may contribute to a greater identification of the students with the school, helping the school management to minimize negative factors to the school permanence of its students. |
Palabras clave : | Educação de jovens e adultos Permanência escolar Perfil dos alunos Youth and adult education School permanence Students profile |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00367 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13758 |
Fecha de publicación : | 19-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons