Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13706
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedroivonunesalmeida.pdfPDF/A2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Simone Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAlmeida, Pedro Ivo Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623130461174724pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T15:02:30Z-
dc.date.available2022-01-12-
dc.date.available2022-01-24T15:02:30Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13706-
dc.description.abstractTelevision is still a hegemonic medium nowadays. However, in a context of convergence of media and from the relation with the audiences, the television language suffer transformations. The multimedia appears by the force of economic and technological effects, but also by social and political questions. In this picture, new communicative practices emerge which the spectator also became a content producer. The proposal of this study is to analyze the emerge of this experiences, using the example of TV Cocriativa. Created in 2011, in Belo Horizonte - Brazil, the TV Cocriativa seeks to recreate the television language, putting forward a cooperative, collaborative and co-creative audiovisual production. The research seeks to understand which are the characteristics present in those audiovisual narratives produced by TV Cocriativa and in which aspects they approach and in which they distances from the language used by the normal TV channels. The research is a case study and will be made with the application of the Análise da Materialidade Audiovisual (Analysis of Audiovisual Materiality), a methodology that it’s been developed by the Núcleo de Jornalismo e Audiovisual / UFJF-CNPq (Nucleus of Journalism and Audiovisual). The qualitative/quantitative method takes by the object of evaluation the unity text+sound+image+time+editing. Another central question in this research is to understand how occurs the collaborative production, in this case called co-creative, and in which way this influences the television narratives produced.pt_BR
dc.description.resumoA televisão ainda é um meio de comunicação hegemônico na atualidade. Entretanto, em um contexto de convergência de mídias e a partir da relação com as audiências, a linguagem televisual sofre transformações. A multimídia surge por força de efeitos econômicos e tecnológicos, mas também por questões sociais e políticas. Nesse cenário, emergem novas práticas comunicacionais nas quais o espectador se torna também produtor de conteúdo. A proposta deste estudo é analisar o surgimento dessas experiências, a partir do exemplo da TV Cocritativa. Criada em 2011, com sede em Belo Horizonte (MG), a TV busca reinventar a linguagem da televisão, propondo uma produção de conteúdo audiovisual de forma cooperativa, colaborativa e cocriativa. A pesquisa busca entender quais são as características presentes nas narrativas audiovisuais produzidas por esta TV e em quais aspectos se aproximam e em quais se distanciam da linguagem utilizada por emissoras televisivas. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e será realizada com a aplicação da Análise da Materialidade Audiovisual, uma metodologia que está sendo desenvolvida no Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (UFJF-CNPq). O método quali-quantitativo toma como objeto de avaliação a unidade texto+som+imagem+tempo+edição. Outra questão central nesta pesquisa é compreender como ocorre a produção colaborativa, no caso denominada cocriativa, e de que forma isso influencia as narrativas televisuais produzidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectColaborativopt_BR
dc.subjectTV Cocriativapt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectConvergencept_BR
dc.subjectCollaborativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleTv cocriativa: uma experiência de produção colaborativa na webpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons