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dc.contributor.advisor1Cardoso, Simone Jaqueline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995582066650636pt_BR
dc.contributor.referee1Bozelli, Reinaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521181963290823pt_BR
dc.contributor.referee2Soldati, Gustavo Taboada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333887117085413pt_BR
dc.creatorEfísio, Lucas Alves Emanoel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512103630790549pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T14:49:01Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-24T14:49:01Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00333-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13696-
dc.description.abstractWater is an essential environmental and human resource, but it has been consumed beyond sustainable levels. This fact may occur due to a lack of understanding of the amount of water spent on daily activities. Here we have investigated how Brazilians perceive the quantity of water they use at home. It was created a semi-structured online questionnaire composed of 22 questions measuring the views of participants on water quality, quantity, consumption, and saving and 11 socioeconomic questions. The questionnaire was approved by the institutional ethics committee. We used social media and e-mail lists to spread the questionnaire and the Snowball method to increase the number of respondents. To measure the participants' perception, we performed a multiple regression between the values answered and those observed in the literature. We selected some questions from the questionnaire, scored them and used them to compose indexes of knowledge, attitude and practice (KAP) ranging from 0 to 10, so that the closer to 10, the better knowledge, attitude and practice related to water saving domestic. A total of 1443 valid answers, mostly from the Southeastern (71.9%) and the minority from the North (4.6%) regions were collected. Most participants (93%) had at least a college-level education. Brazilians underestimated water use in a remarkably high level, with large underestimates for high water-use activities as washing cars with a hose and using non-economic washing machines. Factors such as age, country region and gender were associated with more accurate answers. Respondents showed a good knowledge (9.5) and good attitudes towards water conservation (8.4), but associated with poor practices (5.1), thus indicating that the fact of understanding the water saving importance is not translate into good practice. Our results highlight that efforts to correct misperception on water use are still needed. This work is the first of its magnitude in Brazil and will help to build environmental education policiespt_BR
dc.description.resumoA água é um recurso ambiental e humano essencial, mas tem sido consumida além de níveis sustentáveis. Esse fato pode ocorrer devido à falta de compreensão da quantidade de água gasta nas atividades diárias. Neste trabalho investigamos como os brasileiros percebem a quantidade de água que usam em casa. Para isso, criamos um questionário semiestruturado online composto por 22 questões que medem a visão dos participantes sobre qualidade, quantidade, consumo e economia da água e 11 questões socioeconômicas. O questionário foi aprovado pelo comitê de ética institucional. Usamos as redes sociais e listas de e-mail para divulgar o questionário e o método Snowball para aumentar o número de respondentes. Para medida da percepção dos participantes fizemos uma regressão múltipla entre os valores respondidos e os observados em literatura. Selecionamos algumas questões do questionário, as pontuamos e as utilizamos para compor índices de conhecimento, atitude e prática (KAP) que variam de 0 a 10, de forma que quanto mais próximo de 10, melhor conhecimento, atitude e prática relacionados a economia de água doméstica. Foram coletadas 1443 respostas válidas, principalmente na região Sudeste (71,9%) e a minoria na região Norte (4,6%). A maioria dos participantes (93%) respondeu que possuía, pelo menos, ensino superior. Os brasileiros subestimaram o uso de água em um nível notavelmente alto, com grandes subestimações para atividades de alto uso de água como lavagem de carros com mangueira e uso da máquina de lavar roupas não econômica. Fatores como idade, região do país e gênero estiveram associados a respostas mais aproximadas dos dados reais. Os respondentes apresentam bons conhecimentos (9,5) e boas atitudes em relação à conservação da água (8,4), mas associados a práticas inadequadas (5,1), indicando que o fato de compreender a importância da economia de água não se traduz em boas práticas. Nossos resultados destacam que ainda são necessários esforços para corrigir a percepção equivocada sobre o uso da água. Este trabalho é o primeiro de sua magnitude no Brasil e ajudará na construção de políticas de educação ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção públicapt_BR
dc.subjectConservação da águapt_BR
dc.subjectJulgamento ambientalpt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectPublic perceptionpt_BR
dc.subjectWater conservationpt_BR
dc.subjectEnvironmental judgmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePercepções sobre o uso da água no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Natureza (Dissertações)



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