Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaisahoskencruz.pdfPDF/A350.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
thaisahoskencruz-cadernoanexo.pdfPDF/A6.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223817916615539pt_BR
dc.contributor.referee1Mathias, Érika Kelmer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347381343967133pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Édimo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3357154021661118pt_BR
dc.creatorCruz, Thaísa Hosken-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6763571281089823pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T12:59:58Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2021-12-09T12:59:58Z-
dc.date.issued2021-09-18-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00307-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658-
dc.description.abstractThe objective of this work is to think about literary literacy practices that can bring students from the sixth year of Elementary School closer to the book object, through the elaboration of a Pedagogical Notebook. To try to achieve this goal, two adaptations of the Don Quixote canon were chosen. The concepts of “Literary Literacy” (Cosson; Graça, 2009), “Canon” (Paulino, 2004), “Community of Readers” (Cosson, 2014), “Repertoire” (Iser, 1996), “Adaptation” (Hutcheon, 2011), “Categories of Narrative” (Abdala Junior, 1995) and “Quadrinistic Language” (Ramos, 2019) constitute the fundamental theoretical bases of this work. The methodology that guides the development of interventional action presented in the Caderno Pedagógico is action research, proposed by Thiollent (2011). The Pedagogical Notebook is divided into three stages: in the first moment, the project is enunciated for the students and the writer's time and the reader's time are contextualized; in the second moment, the protocoled reading of the “HQ Dom Quixote” is carried out; finally, in the third moment, the knowledge internalized by them is evaluated, based on the exhibition of the cartoon “Don Quixote”pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é pensar práticas de letramento literário que possam aproximar alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do objeto livro, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico. Para tentar alcançar esse objetivo, foram escolhidas duas adaptações do cânone Dom Quixote. Os conceitos de “Letramento Literário” (Cosson; Graça, 2009), “Cânone” (Paulino, 2004), “Comunidade de Leitores” (Cosson, 2014), “Repertório” (Iser, 1996), “Adaptação” (Hutcheon, 2011), “Categorias da Narrativa” (Abdala Junior, 1995) e “Linguagem Quadrinística” (Ramos, 2019) constituem as bases teóricas fundamentais deste trabalho. A metodologia que norteia o desenvolvimento da ação interventiva apresentada no Caderno Pedagógico é a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011). O Caderno Pedagógico está dividido em três momentos: no primeiro momento, enuncia-se o projeto para os estudantes e contextualiza-se o tempo do escritor e o tempo do leitor; no segundo momento, realiza-se a leitura protocolada da “HQ Dom Quixote”; por fim, no terceiro momento, avalia-se os conhecimentos internalizados por eles, a partir da exibição do cartoon “Don Quixote”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCânonept_BR
dc.subjectTexto e imagempt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectCanonpt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.subjectText and Imagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom Quixotept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons