https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
thaisahoskencruz.pdf | PDF/A | 350.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
thaisahoskencruz-cadernoanexo.pdf | PDF/A | 6.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom Quixote |
Autor(es): | Cruz, Thaísa Hosken |
Orientador: | Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
Miembros Examinadores: | Mathias, Érika Kelmer |
Miembros Examinadores: | Pereira, Édimo de Almeida |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é pensar práticas de letramento literário que possam aproximar alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do objeto livro, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico. Para tentar alcançar esse objetivo, foram escolhidas duas adaptações do cânone Dom Quixote. Os conceitos de “Letramento Literário” (Cosson; Graça, 2009), “Cânone” (Paulino, 2004), “Comunidade de Leitores” (Cosson, 2014), “Repertório” (Iser, 1996), “Adaptação” (Hutcheon, 2011), “Categorias da Narrativa” (Abdala Junior, 1995) e “Linguagem Quadrinística” (Ramos, 2019) constituem as bases teóricas fundamentais deste trabalho. A metodologia que norteia o desenvolvimento da ação interventiva apresentada no Caderno Pedagógico é a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011). O Caderno Pedagógico está dividido em três momentos: no primeiro momento, enuncia-se o projeto para os estudantes e contextualiza-se o tempo do escritor e o tempo do leitor; no segundo momento, realiza-se a leitura protocolada da “HQ Dom Quixote”; por fim, no terceiro momento, avalia-se os conhecimentos internalizados por eles, a partir da exibição do cartoon “Don Quixote”. |
Resumen : | The objective of this work is to think about literary literacy practices that can bring students from the sixth year of Elementary School closer to the book object, through the elaboration of a Pedagogical Notebook. To try to achieve this goal, two adaptations of the Don Quixote canon were chosen. The concepts of “Literary Literacy” (Cosson; Graça, 2009), “Canon” (Paulino, 2004), “Community of Readers” (Cosson, 2014), “Repertoire” (Iser, 1996), “Adaptation” (Hutcheon, 2011), “Categories of Narrative” (Abdala Junior, 1995) and “Quadrinistic Language” (Ramos, 2019) constitute the fundamental theoretical bases of this work. The methodology that guides the development of interventional action presented in the Caderno Pedagógico is action research, proposed by Thiollent (2011). The Pedagogical Notebook is divided into three stages: in the first moment, the project is enunciated for the students and the writer's time and the reader's time are contextualized; in the second moment, the protocoled reading of the “HQ Dom Quixote” is carried out; finally, in the third moment, the knowledge internalized by them is evaluated, based on the exhibition of the cartoon “Don Quixote” |
Palabras clave : | Letramento literário Adaptação Cânone Texto e imagem Literary literacy Adaptation Canon Character Text and Image |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00307 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658 |
Fecha de publicación : | 18-sep-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons