Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilamagalhãesdasilva.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Pedro Augusto Dutra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945855591148052pt_BR
dc.contributor.advisor2Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Pedro Augusto Dutra de-
dc.contributor.referee2Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.referee3Carvalho, Francione Oliveira-
dc.contributor.referee4Roriz, Marlaina Fernandes-
dc.creatorSilva, Camila Magalhães da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374847068487299pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T15:10:20Z-
dc.date.available2021-10-28-
dc.date.available2021-11-25T15:10:20Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622-
dc.description.abstractRecently, the world faced the Covid-19 pandemic, which generated immeasurable impacts on different sectors of society, including education. Suddenly, in person educational activities were interrupted and schools started to work in an online teaching context. This research aims to understand if and how affection was present in these processes. The reflections built in the form of a network of themes of affection, remote teaching and art education, terms identified from my experiences at Residência Docente in dialogue with studies on the subject. To build this work, I used the cartographic method, observing the synchronous and asynchronous classes of Arts at CAp. João XXIII that occurred during the Covid-19 pandemic. In conclusion, I was able to see how remote learning could not take place without the presence of affection, highlighting the importance of keeping ourselves sensitive to these events. Finally, it reinforced for me the importance that Art and Education has in the human being's formative processes and in their lives.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos meses, o mundo foi atravessado pela pandemia de Covid-19, o que gerou impactos imensuráveis em diversos setores da sociedade, dentre eles a Educação. Subitamente, as atividades educativas presenciais foram interrompidas e as escolas passaram a atuar em regime de ensino remoto. A presente pesquisa pretendeu compreender se e como o afeto se fez presente nesses processos. As reflexões se teceram em forma de uma rede envolvendo as temáticas do afeto, ensino remoto e ensino de Arte, conceitos que foram delimitados a partir das minhas vivências na Residência Docente em diálogo com leituras sobre o assunto. Para a construção do trabalho, me aproximei do método cartográfico, lançando um olhar para as aulas síncronas e assíncronas de Artes do CAp. João XXIII que ocorreram durante o período pandêmico. Em conclusão, pude constatar como o ensino remoto não poderia ocorrer sem a presença do afeto, o que realça a importância de nos mantermos sensíveis aos seus acontecimentos. Também pude compreender a força e a potência que o afeto possui nos processos formativos do ser humano. Por fim, se reforçou para mim a importância que a Arte e a Educação possuem na vida e na formação das pessoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectEmergency Remote Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAfetos possíveis: um olhar sobre processos educativos em Artes durante o EREpt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons