https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13617
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
erikatiemianabuki.pdf | PDF/A | 2.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Eficácia escolar das escolas da rede federal de educação profissional: análise dos fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos estudantes e fluxo escolar |
Autor(es): | Anabuki, Erika Tiemi |
Orientador: | Soares, Tufi Machado |
Miembros Examinadores: | Pontes, Luís Antônio Fajardo |
Miembros Examinadores: | Calife, Mariana Nóbrega |
Miembros Examinadores: | Costa, Maria Adélia da |
Miembros Examinadores: | Passos, Marize Lyra Silva |
Resumo: | A tese teve por objetivo investigar e analisar os fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho dos estudantes de ensino médio das escolas brasileiras, de forma diferencial pelo tipo de rede escolar, com foco nas escolas federais de educação profissional, a partir dos conceitos de eficácia escolar e aplicação aos dados educacionais disponíveis pelo SAEB. A abordagem metodológica empregada nas análises dos dados educacionais em questão foi a modelagem hierárquica uni e multivariada, sendo esta última uma contribuição ao campo de pesquisa da eficácia escolar, uma vez que esta abordagem aplicada aos dados de escolas brasileiras ainda é incipiente, porém mostra-se pertinente por dispor da vantagem de evitar a estimativa de resultados tendenciosos, e a minimização da variância dos erros devido à incorporação da correlação entre as variáveis respostas, circunstâncias estas que usualmente podem ocorrer nos modelos univariados. A construção das medidas educacionais a ser empregada nas modelagens hierárquicas foram realizadas a partir da abordagem da Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio dos modelos de respostas graduadas de Samejima. Os resultados mostraram que as escolas federais de educação profissional foram aquelas que apresentaram os melhores desempenhos nas disciplinas avaliadas no SAEB, e que fatores tanto a nível de aluno e escola impactam no aprendizado dos alunos. Também foram abordados descritivamente os resultados dos índices do Ideb das escolas de ensino médio, públicas e privadas, no ciclo de avaliação do ano de 2017, destacando-se que apesar das escolas federais de educação profissional terem apresentado as maiores médias nas avaliações do SAEB o índice do Ideb médio deste segmento escolar se mostrou inferior ao das escolas particulares. Logo, perante esta contradição foram também abordados os indicadores de fluxo escolar das escolas de ensino médio e proposta uma discussão a respeito da fundamentação metodológica do Ideb. |
Resumen : | The thesis aimed to investigate and analyze the intra and extra school factors that influence the performance of high school students in Brazilian schools, in a differential way according to the type of educational network, with a focus on federal schools of professional education, based on the concepts of effectiveness school and application to educational data available by SAEB. The methodological approach used in the analysis of educational data in question was uni and multivariate hierarchical modeling, it is a contribution to the research field of school effectiveness, since the multivariate hierarchical approach with data from Brazilian schools is still incipient, although it has the advantage of avoiding the estimation of biased results, and the minimization of the error variance due to the incorporation of the correlation between the response variables in the parameter estimation process, circumstances that can usually occur in univariate models. The construction of the educational measures to be used in the hierarchical modeling were carried out from the Item Response Theory (TRI) approach, through models of graduated responses from Samejima. The results showed that the federal schools of professional education were those that showed the best performance in the subjects assessed in the SAEB, and student and school level factors impact in the student’s learning. The results of the IDEB indexes from public and private schools were also descriptively addressed, noting that despite the federal professional education schools having presented the highest averages among the schools in SAEB evaluations, the average IDEB index from this school segment was lower than of private schools. Therefore, from this contradiction, it was approached a school flow indicators and a discussion about the methodological foundation of Ideb. |
Palabras clave : | SAEB Avaliação em larga escala Modelos hierárquicos uni e multivariados TRI Educação profissional Eficácia escolar Ideb Large scale assessment Uni and multivariate hierarchical models Professional education School effectiveness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00075 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13617 |
Fecha de publicación : | 29-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons