https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13615
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
josegenivandemoura.pdf | PDF/A | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Apropriação e uso dos dados do SPAECE, em matemática: caso de gestão da Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção |
Autor(es): | Moura, José Genivan de |
Primeiro Orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Scortegagna, Liamara |
Membro da banca: | Louback, Joyce |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção está se apropriando e fazendo uso dos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) na disciplina de matemática, a fim de promover estratégias educacionais que possibilitem melhorias contínuas da educação matemática, sem perder o foco nas metas, tendo em vista o baixo desempenho apresentado na disciplina de matemática no período de 2012 a 2018. Diante deste contexto, surge então a pergunta investigativa: Como vem sendo construído o processo de apropriação e uso de dados pela Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, mediante o cenário de baixo desempenho na disciplina de matemática, no SPAECE, no período investigado? Os objetivos específicos desenhados para melhor compreensão deste caso de gestão foram: i) Descrever como está sendo feita a apropriação dos dados; ii) Analisar como os dados estão sendo utilizados e iii) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Como metodologia, foi adotado o estudo de caso, com caráter descritivo e exploratório e com abordagem qualitativa. Como referencial teórico foram adotadas as análises dos seguintes autores: Yin (2001), Godoy (1995), Gil (2008), Mainardes (2006), Brooke (2012; 2015), Bauer (2006), Soares (2004), Gatti (2009), Lück (2000; 2009), Boudett, City e Murnane (2020). Utilizamos, ainda, como instrumentos para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com a superintendente escolar, a diretora, dois coordenadores escolares e três professores de Matemática da 3ª série do Ensino Médio, a fim de compreender, sob a perspectiva desses atores, as estratégias que a escola está desenvolvendo em resposta ao problema de pesquisa. O baixo desempenho, evidenciado pela observação dos dados, permite asseverar que a escola faz a apropriação e o uso de dados, porém apresenta desafios de comunicação entre os processos avaliativos, participativos e colaborativos. Desta forma, propomos um Plano de Ação Educacional (PAE) que permita, dentro do que a escola já vem realizando, fazer uma melhor apropriação e uso dos dados, fundamentado na cultura das avaliações sistêmicas, no uso de evidências, no trabalho participativo e colaborativo e orientado para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The general objective of this research is to understand how the Nossa Senhora da Assunção high school is appropriating and making use of data from the Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará (SPAECE) in the discipline of mathematics, in order to promote educational strategies that enable continuous improvements in mathematics education, without losing focus on goals, in view of the low performance presented in the discipline of mathematics, in the period from 2012 to 2018. In this context, the investigative question then arises: How has the process of appropriation and use of data by the Nossa Senhora da Assunção high school, through the low performance scenario, in the mathematics discipline, at SPAECE, in the period investigated? The specific objectives designed to better understand this management case, were: i) Describe how data is being appropriated; ii) Analyze how the data is being used and iii) Propose an Educational Action Plan (PEAP). As a methodology, the case study was adopted, with a descriptive and exploratory character and with a qualitative approach. As a theoretical framework, the analyzes of the following authors were adopted: Yin (2001), Godoy (1995), Gil (2008), Mainardes (2006), Brooke (2012; 2015), Bauer (2006), Soares (2004), Gatti (2009), Lück (2000; 2009), Boudett, City and Murnane (2020). We also used, as instruments for data collection, semi-structured interviews with the school superintendent, the principal, two school coordinators and three mathematics teachers from the 3rd grade of high school, in order to understand, from the perspective of these actors, the strategies that the school is developing in response to the research problem. The low performance evidenced by the observations of the data, allows us to assert that the school makes the appropriation and use of data, but presents communication challenges between the evaluative, participatory and collaborative processes. In this way, we propose an Educational Action Plan (PAE) that allows, within what the school has already been doing, to make a better appropriation and use of data, based on the culture of systemic assessments, the use of evidence, participatory and collaborative work and oriented towards the continuous improvement of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Avaliações SPAECE Evidências Apropriação de dados Estratégias pedagógicas Assessments Evidence Data appropriation Pedagogical strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00289 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13615 |
Data do documento: | 25-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons