https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13597
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
erikafernandapereiradasilva.pdf | PDF/A | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Diretor Escolar e a gestão financeira em escolas de educação básica: o caso da SRE Sete Lagoas |
Autor(es): | Silva, Erika Fernanda Pereira da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Membro da banca: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Membro da banca: | Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este trabalho aborda os desafios na gestão dos recursos que chegam à Caixa Escolar dos Diretores de escolas estaduais de Sete Lagoas, em Minas Gerais. A pesquisa realizada se orientou pelo objetivo geral de investigar e analisar os desafios encontrados pelos Gestores Escolares na execução dos recursos financeiros repassados às Caixas Escolares e propor um Plano de Ação Educacional para o enfrentamento das dificuldades identificadas ao longo deste estudo. Organizamos o trabalho para alcançar o objetivo geral a partir dos seguintes objetivos específicos: a) descrever os recursos financeiros repassados às escolas públicas da rede estadual mineira pelo FNDE e pela SEE/MG; b) analisar os desafios enfrentados por quatro gestores de escolas estaduais de Sete Lagoas e c) propor um Plano de Ação Educacional apontando para a melhoria da gestão escolar na dimensão pesquisada. Para isso, foi realizada revisão de literatura sobre gestão financeira, atribuições e formação de gestores, entre outras metodologias. Procedemos à análise de dados coletados por meio de questionário online respondido pelos gestores das Caixas Escolares analisadas. Na pesquisa de campo encontramos aspectos pertinentes às dificuldades dos Gestores Escolares quanto à gestão das verbas que chegam à escola por meio da Caixa Escolar. A análise dos dados aponta para as possibilidades de empreenderem-se formações que visem especificamente sanar essas dificuldades e tratar outros problemas encontrados nesta área da Gestão Escolar. Por isto, formulamos a proposição de uma estratégia que pode ser adotada no âmbito da Superintendência Regional de Ensino, estratégia essa que reside na promoção de formação voltada para a gestão dos recursos financeiros da escola. Há expectativas de que esta proposição possa contribuir com a gestão da escola pública. |
Abstract: | This present work was developed in the “Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública” offered by the “Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP)” of the “Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) of the “Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). This work is about the difficulties in the managing of the resources that arrive to the “Caixa Escolar dos Diretores de Escolas” of “Sete Lagoas”, in Minas Gerais. The research realized guided itself by the general aim of investigating and analyzing the challenges found by the school managers in the execution of the financial resources passed on to the “Caixas Escolares” and to propose a “Plano de Ação Educacional” to the confront of the distresses identified during the realization of this study. We organize this work to reach the general objective departing from these following points: a) describing the financial resources passed on the public schools from the state of Minas Gerais by the “FNDE” and by the “SEE/MG”; b) analyzing the challenges confronted by four school managers of the state schools of Sete Lagoas; and c) to propose a “Plano de Ação Educacional” directed to the improvement of the school managing in what concerns the studied dimension. For this, it was made a literature review about financial managing, attribution and manager formation, among others. In the field research we found relevant aspects in the difficulties of the “Gestores Escolares” in terms of controlling the funds that arrive in the school by the “Caixa Escolar”. The analysis of the data points to the possibilities of undertaking qualifications that focus specifically on solving these difficulties and treat others problems that we found in the field of “Gestão Escolar”. In this sense, we propose a strategy that could be adopted in the scope of the “Superintendência Regional de Ensino”. This strategy is about the promotion of qualification turned to the managing of financial resources of the school. There is hope that this proposal could contribute with the managing of public schools. |
Palavras-chave: | Descentralização dos recursos financeiros para a educação pública Caixa escolar Gestão financeira na escola Prestação de contas Deconcentration of financial resources for public education Financial managing in school Accountability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00278 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13597 |
Data do documento: | 3-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons