Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13592
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
bernardinoguedesneto.pdfPDF/A1.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : “Baitola, viado, frutinha... podem gritar, pra mim isso é um elogio”: narrativas e masculinidades dissidentes em um projeto artivista
Autor(es): Guedes Neto, Bernardino
Orientador: Cadilhe, Alexandre José
Miembros Examinadores: El-Jaick, Ana Paula Grillo
Miembros Examinadores: Borba , Rodrigo
Miembros Examinadores: Rocha, Luiz Fernando Matos
Miembros Examinadores: Sierra, Jamil Cabral
Resumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo principal construir uma compreensão sobre como as narrativas do Projeto Chicos produzem performances de masculinidades homoafetivas cujas práticas destoam dos modelos prescritos da masculinidade hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). O projeto em questão, no campo do artivismo (COLLING, 2018), foi criado de maneira independente pelos fotógrafos Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier, e tem como intuito aproximar experiências sobre como diversos homens divergentes das normas de gênero e sexualidade se compreendem dentro da própria sexualidade, identidade e corpo (LADEIRA; LAMOUNIER, 2016a). A fundamentação teórica mobilizada recai de modo mais categórico sobre as noções de narrativa, discurso e performance (PENNYCOOK, 2007; BUTLER 2003, 2004; BAUMAN; BRIGGS, 1990; MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2005; DE FINA, 2015; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008). Conforme uma visão de Linguística Aplicada Indisciplinar que assume não só um modo de pensar diferente, como também de agir politicamente ao ser capaz de refletir sobre o próprio conhecimento que produz (MOITA LOPES, 2006), procuro estabelecer também uma reflexão epistêmica acerca das masculinidades e das homoafetividades (CONNELL, 1995; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; MILANI, 2017, dentre outros) e das lentes decoloniais nos estudos de gêneros (LUGONES, 2008; GOMES, 2018). No que diz respeito à análise dos dados, serão mobilizadas as ferramentas conceituais de pistas indexicais (WORTHAM, 2001) e posicionamento (BAMBERG, 2002; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DEPPERMAN, 2015) para a análise das pequenas histórias (BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008) selecionadas no site do projeto. Tais noções são de extrema relevância, uma vez que proporcionam a reflexão a respeito dos processos de circulação e subversão de discursos no que tange às noções de gênero e sexualidade (LOURO, 2016; 2017). No que diz respeito às questões metodológicas, os dados foram gerados em uma investigação de caráter exploratório, a partir de uma etnografia virtual no site do projeto. Ao final deste estudo, são apresentadas reflexões a respeito de como, ao mobilizarem diversos recursos linguísticos, diferenças de gênero são produzidas. No que diz respeito às masculinidades, por meio de diferentes instituições e indivíduos, podemos observar como modelos tidos como ideais são (re)produzidos e sustentados na tentativa de conformar diferentes homens a posições sociais esperadas. Propõe-se, ainda, que esta investigação seja capaz de apontar caminhos para outras discussões no tocante à temática gênero e sexualidade no campo dos estudos da linguagem.
Resumen : In this research, my main goal is to produce an understanding on how the narratives from the project “Chicos” produce male homoaffective performances whose practices diverge from the prescribed male hegemonic models (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). The project in question, in the artivism field (COLLING, 2018), was created independently by the photographers Rodrigo Ladeira and Fábio Lamounier and aims to approach experiences on how diverse men divergent from the gender and sexuality norms understand themselves in their own sexuality, identity, and body (LADEIRA; LAMOUNIER, 2016). The theoretical foundation used in the research mainly involves the ideas of narrative, discourse, and performance (PENNYCOOK, 2007; BUTLER 2003, 2004; BAUMAN; BRIGGS, 1990; MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2005; DE FINA, 2015; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008). Supported by the concepts of Indisciplinary Applied Linguistics, which not only assumes a way to think differently, but also to act politically capable to reflect on its own knowledge that it produces (MOITA LOPES, 2006), I also aim to establish an epistemic reflection concerning masculinities and homoaffectivities (CONNELL, 1995; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; MILANI, 2017, amongst others) influenced by the decolonial lenses in gender studies (LUGONES, 2008; GOMES, 2018). Regarding data analysis, conceptual tools of indexical clues (WORTHAM, 2001) and positioning (BAMBERG, 2002; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DEPPERMAN, 2015) will be used for the analysis of short stories (BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008) selected on the project website. Such notions are extremely relevant, since they provide a reflection on the processes of discourse circulation and subversion regarding the notions of gender and sexuality (LOURO, 2016; 2017). Concerning methodological issues, the data was generated based on an inquiry of exploratory character, based on virtual ethnography on the project website. In the end of this study, reflections are presented regarding how, when mobilizing diverse linguistic resources, differences in gender are produced. Concerning masculinities, by means of different institutions and individuals, it can be observed how models taken as ideal are (re)produced and supported in the attempt to conform different men to expected social positions. This research also aims to point to other discussions in regards to gender and sexuality in the language studies field.
Palabras clave : Masculinidades
Análise do discurso
Gênero
Performance
Etnografia virtual
Masculinities
Discourse analysis
Gender
Performance
Virtual ethnography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00274
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13592
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons