Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13568
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinenevesmrad.pdfPDF/A716.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
alinenevesmrad-cadernopedagogico.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sampaio, Thais Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956224266842778pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210073855413598pt_BR
dc.creatorMrad, Aline Neves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4040106575601928pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T19:16:23Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-17T19:16:23Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00263-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13568-
dc.description.abstractThis work, entitled "Playfull strategies to intensify and resignify written production practices with students in the 3rd year of elementary school" aims to establish relationships between the knowledge built about the role of playfulness in learning and the guidelines for the construction of work with the axis of written production in the early years of elementary school, in order to propose some principles that can guide the authorial work of the teacher. For this, we seek to build an integrated theoretical foundation, dialoguing with the Common National Curriculum Base and with the National Curriculum Guidelines, in the approach of topics such as: conception of school, student, teaching and learning (Nóvoa, 2009); playfulness and teaching (Lima e Silva, 2012); writing practices from the perspective of textual genres (Dolz, Gagnon e Decândio, 2011), pedagogical work with the fairy tale (Abramovich,1997). Therefore, the constructed foundation supports the assumption that the creation of playful situations can intensify the writing practices of students in the 3rd year of Elementary School, in addition to making them more contextualized and meaningful for the students themselves. The methodology used is action research and, given the restrictions imposed by the COVID 19 pandemic, the course conclusion work is composed of this theoretical-methodological document and a Pedagogical Notebook that, assuming a propositional character, presents an intervention plan, drawn from the principles constructed and discussed in this research paper.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, intitulado “Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamental”, tem como objetivo estabelecer relações entre o conhecimento construído acerca do papel da ludicidade na aprendizagem e as orientações para a construção do trabalho com o eixo da produção escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a propor alguns princípios que possam orientar o trabalho autoral do professor. Para isso, busca-se construir uma fundamentação teórica integrada, dialogando com a Base Nacional Curricular Comum e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), na abordagem de tópicos como: concepção de escola, aluno, ensino e aprendizagem (Nóvoa, 2009); ludicidade e ensino (Lima e Silva, 2012); práticas de escrita na perspectiva dos gêneros textuais (Dolz, Gagnon e Decândio, 2011), trabalho pedagógico com o conto de fadas (Abramovich,1997). Assim, a fundamentação construída sustenta o pressuposto de que a criação de situações lúdicas pode intensificar as práticas de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, além de torná-las mais contextualizadas e significativas para os próprios discentes. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e, dadas as restrições impostas pela pandemia de COVID 19, o trabalho de conclusão de curso é composto por este documento teóricometodológico e um Caderno Pedagógico - CP que, assumindo caráter propositivo, apresenta um plano de intervenção, elaborado a partir dos princípios construídos e discutidos neste trabalho de pesquisa. Infere-se que a proposição interventiva do CP obtenha como resultado uma projeção na atividade de escrita a ludicidade própria desta faixa etáriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas de escritapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectWriting practicespt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons