https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13568
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alinenevesmrad.pdf | PDF/A | 716.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
alinenevesmrad-cadernopedagogico.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Thais Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8956224266842778 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Carolina Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Marilene Batista da Cruz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3210073855413598 | pt_BR |
dc.creator | Mrad, Aline Neves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4040106575601928 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T19:16:23Z | - |
dc.date.available | 2021-11-11 | - |
dc.date.available | 2021-11-17T19:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00263 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13568 | - |
dc.description.abstract | This work, entitled "Playfull strategies to intensify and resignify written production practices with students in the 3rd year of elementary school" aims to establish relationships between the knowledge built about the role of playfulness in learning and the guidelines for the construction of work with the axis of written production in the early years of elementary school, in order to propose some principles that can guide the authorial work of the teacher. For this, we seek to build an integrated theoretical foundation, dialoguing with the Common National Curriculum Base and with the National Curriculum Guidelines, in the approach of topics such as: conception of school, student, teaching and learning (Nóvoa, 2009); playfulness and teaching (Lima e Silva, 2012); writing practices from the perspective of textual genres (Dolz, Gagnon e Decândio, 2011), pedagogical work with the fairy tale (Abramovich,1997). Therefore, the constructed foundation supports the assumption that the creation of playful situations can intensify the writing practices of students in the 3rd year of Elementary School, in addition to making them more contextualized and meaningful for the students themselves. The methodology used is action research and, given the restrictions imposed by the COVID 19 pandemic, the course conclusion work is composed of this theoretical-methodological document and a Pedagogical Notebook that, assuming a propositional character, presents an intervention plan, drawn from the principles constructed and discussed in this research paper. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, intitulado “Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamental”, tem como objetivo estabelecer relações entre o conhecimento construído acerca do papel da ludicidade na aprendizagem e as orientações para a construção do trabalho com o eixo da produção escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a propor alguns princípios que possam orientar o trabalho autoral do professor. Para isso, busca-se construir uma fundamentação teórica integrada, dialogando com a Base Nacional Curricular Comum e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), na abordagem de tópicos como: concepção de escola, aluno, ensino e aprendizagem (Nóvoa, 2009); ludicidade e ensino (Lima e Silva, 2012); práticas de escrita na perspectiva dos gêneros textuais (Dolz, Gagnon e Decândio, 2011), trabalho pedagógico com o conto de fadas (Abramovich,1997). Assim, a fundamentação construída sustenta o pressuposto de que a criação de situações lúdicas pode intensificar as práticas de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, além de torná-las mais contextualizadas e significativas para os próprios discentes. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e, dadas as restrições impostas pela pandemia de COVID 19, o trabalho de conclusão de curso é composto por este documento teóricometodológico e um Caderno Pedagógico - CP que, assumindo caráter propositivo, apresenta um plano de intervenção, elaborado a partir dos princípios construídos e discutidos neste trabalho de pesquisa. Infere-se que a proposição interventiva do CP obtenha como resultado uma projeção na atividade de escrita a ludicidade própria desta faixa etária | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas de escrita | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Writing practices | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Fairy tale | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License