https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13548
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cosmenorbertotavoraneto.pdf | PDF/A | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo sobre o abandono escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos Cosme Alves de Lima, em Jaguaribe, Ceará |
Autor(es): | Távora Neto, Cosme Norberto |
Primeiro Orientador: | Câmara dos Santos, Marcelo |
Membro da banca: | Menezes, Marcus Bessa de |
Membro da banca: | Aguiar, Glauco da Silva |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso discutiu o abandono escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cosme Alves de Lima. A questão norteadora definida foi: quais fatores têm influenciado o abandono escolar no CEJA Cosme Alves de Lima? O objetivo geral definido foi: analisar os motivos do abandono escolar no CEJA Cosme Alves de Lima e propor ações minimizadoras. Os objetivos específicos foram: i) descrever as práticas pedagógicas e dados sobre o abandono escolar deste CEJA; ii) analisar os fatores que levam ao abandono escolar nessa instituição; e iii) propor ações de combate ao abandono escolar. Assumimos como hipótese que o abandono ocorre por fatores internos e externos à escola, ou seja, que fatores pessoais, familiares, escolares e sociais levam o aluno a abandonar os estudos. A metodologia consistiu em um estudo qualitativo. Pesquisas preliminares observaram documentos oficiais e outros fornecidos pela escola. As pesquisas foram realizadas virtualmente, através de entrevistas com professores e de questionários aplicados a alunos frequentes e a ex-alunos que abandonaram a escola em 2017 e 2018. Dentre os autores referenciados, destacam-se Azanha (2004), Gatti (2008, 2014), Gautério e Rodrigues (2013), Haddad (2007), Machado (2011), Barros (2017), Pereira e Brito (2016), Schmitz (2017) e Teixeira (2000). Como resultados da pesquisa, evidenciaram-se significativas interferências de fatores externos e dificuldade em compreender os conteúdos do livro didático bem como em resolver os exercícios, permitindo se concluir que as dificuldades cognitivas acumuladas durante a vida escolar são fatores determinantes. Como fatores relacionados à qualidade do ensino, foram apontados o insuficiente preparo e carência de docentes, as deficientes estruturas escolares, a falta de materiais didáticos, a fragilidade no acompanhamento e supervisão do trabalho pedagógico e o não cumprimento do tempo a ser destinado ao planejamento coletivo. Concluindo as análises, os recursos de 2017/18 evidenciaram que a escola foi contemplada com uma quadra e dinheiro para aparatos esportivos. No entanto, faltaram recursos para projetos pedagógicos. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case discussed school dropout at the Youth and Adult Education Center (CEJA) Cosme Alves de Lima. The guiding question defined was: what factors have influenced school dropout at CEJA Cosme Alves de Lima? The general objective defined was: to analyze the reasons for dropping out of school at CEJA Cosme Alves de Lima and to propose minimizing actions. The specific objectives were: i) to describe the pedagogical practices and data on school dropout in this CEJA; ii) analyze the factors that lead to school dropout in this institution; and iii) propose actions to combat school dropout. We assume as a hypothesis that dropout occurs due to factors that are internal and external to the school, that is, that personal, family, school and social factors lead the student to drop out of school. The methodology consisted of a qualitative study. Preliminary research looked at official documents and others provided by the school. The surveys were carried out virtually, through interviews with teachers and questionnaires applied to frequent students and former students who dropped out of school in 2017 and 2018. Among the referenced authors stand out Azanha (2004), Gatti (2008, 2014), Gautério and Rodrigues (2013), Haddad (2007), Machado (2011), Barros (2017), Pereira e Brito (2016), Schmitz (2017) and Teixeira (2000). As research results, significant interferences of external factors and difficulty in understanding the contents of the textbook as well as in solving the exercises were evidenced, allowing to conclude that the cognitive difficulties accumulated during school life are determining factors. As factors related to the quality of teaching, insufficient preparation and lack of teachers, deficient school structures, lack of teaching materials, weakness in monitoring and supervision of pedagogical work and non-compliance with the time to be allocated to collective planning were pointed out. Concluding the analyses, the 2017/18 resources showed that the school was awarded a court and money for sports equipment. However, there was a lack of resources for pedagogical projects. |
Palavras-chave: | Abandono escolar Evasão escolar Educação de jovens e adultos School dropout Youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00248 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13548 |
Data do documento: | 27-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons