Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13540
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dilenodustanlucasdesouza.pdfPDF/A1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Estado, movimentos sociais populares e educação do campo
Autor(es): Souza, Dileno Dustan Lucas de
Membro da banca: Pacheco, Luciana
Membro da banca: Costa, Antônio Claudio Moreira
Membro da banca: Leite, Janete Luzia
Membro da banca: Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: O objetivo desse texto intitulada ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO é de cumprir com as exigências para a progressão na carreira para professor titular (classe E), bem como analisar e/ou compreender as relações entre o Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo com destaque para a dimensão educativa das práticas e concepções educativas dos movimentos sociais populares e sua interação educativa com a Educação do Campo. Para o alcance do objetivo enunciado foi feito pesquisa qualitativa da atuação histórica passando por uma resumida discussão sobre o estado, a relação entre Educação Popular, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo a fim de pensar concepções e práticas educativas. E assim, captar as prováveis mudanças por que passou e passa a sociedade. Assim, a pesquisa foi dirigida para o exame dessas transformações, levando-se em consideração as mudanças políticas, econômicas e sociais porque passa a sociedade brasileira
Abstract: The objective of this text entitled STATE, SOCIAL MOVEMENTS AND EDUCATION OF THE FIELD is to comply with the requirements for career progression for full professor (class E), as well as to analyze and/or understand the relations between the State, Popular Social Movements and Education do Campo with emphasis on the educational dimension of the educational practices and conceptions of popular social movements and their educational interaction with the Education of the Country. To reach the stated objective, a qualitative research of historical performance was carried out, passing through a brief discussion about the state, the relationship between Popular Education, Popular Social Movements and Rural Education in order to think about educational concepts and practices. And so, capture the likely changes that society has gone through and is going through. Thus, the research was directed towards examining these transformations, taking into account the political, economic and social changes that Brazilian society is undergoing
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00121
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13540
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Professor Titular da Carreira do Magistério Superior (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons