Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13539
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermesoaresmendonçaamaral.pdfPDF/A3.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Brinatti, André Maurício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646179684977811pt_BR
dc.contributor.referee2Tagliati, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAmaral, Guilherme Soares Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T13:37:25Z-
dc.date.available2021-10-26-
dc.date.available2021-10-26T13:37:25Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00243-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13539-
dc.description.abstractPhysics studies phenomena that can be easily observed in everyday situations. We can say that traffic is one of those situations, in which physical concepts can be applied to provide a better experience in relation to the phenomena experienced in driving and moving vehicles. Based on this assumption, in line with the guidelines of the official guidelines of basic education, which suggest a teaching focused on life and citizenship training, we developed this work with the objective of contextualizing the teaching of physics and raising the awareness of students to the dangers of transit as future drivers. Therefore, we developed a didactic sequence, supported by the methodology of the Three Pedagogical Moments, which includes activities and problem-situations involving traffic, for an introductory and contextualized approach to the content of mechanics. The material was applied to a class of students from the 1st year of high school in a public school. The methodology seeks to stimulate discussion and debate among students based on problematizing questions. Several group activities, experiments and a competition among students were carried out. We conclude that the work contributed to a more effective involvement of students with the teaching content and with their own learning. At the end of the didactic sequence, we could observe a significant awareness on the part of students in relation to behaviors and situations related to traffic.pt_BR
dc.description.resumoA Física estuda fenômenos que podem ser facilmente observados em situações cotidianas. Podemos dizer que o trânsito é uma dessas situações, em que conceitos físicos podem ser aplicados para propiciar uma melhor experiência em relação aos fenômenos vivenciados na condução e no deslocamento de veículos. Partindo desse pressuposto, alinhado com as orientações das diretrizes oficiais da educação básica, que sugerem um ensino voltado para a vida e para formação cidadã, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de contextualizar o ensino de física e despertar a consciência dos estudantes para os perigos do trânsito, enquanto futuros condutores. Para tanto, elaboramos uma sequência didática, apoiada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, que contempla atividades e situações-problema envolvendo o trânsito, para uma abordagem introdutório e contextualizada do conteúdo de mecânica. O material foi aplicado em uma turma de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública. A metodologia adotada procura estimular a discussão e o debate entre os estudantes a partir de questões problematizadoras. Foram feitas várias atividades em grupo, experimentos e uma competição entre os alunos. Concluímos que o trabalho contribuiu para um envolvimento mais efetivo dos alunos com o conteúdo de ensino e com o seu próprio aprendizado. Ao final da sequência didática, observamos uma significativa conscientização por parte dos alunos em relação aos comportamentos e situações ligadas ao trânsito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectLeis do trânsitopt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTraffic lawspt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.subjectThree pedagogical momentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleLeis da física, leis do trânsito: uma abordagem contextualizada para o ensino de mecânicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons