Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13533
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jarleniceoliveiralimafinal.pdfPDF/A2.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de Matemática em uma escola de altos rendimentos: a perspectiva dos professores e dos alunos
Autor(es): Lima, Jarlenice Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Lima, Sandra Machado de Souza
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso de gestão escolar, realizado na EEEP Marcondes Rodrigues, localizada na região do Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. Essa escola tem se destacado por seus excelentes resultados nas avaliações externas, apresentando-se como uma das melhores escolas da rede estadual de ensino do Ceará, e tomaremos como referência os resultados apontados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). No entanto, essa escola, considerada de sucesso, apresenta índices de reprovação interna elevados, principalmente em Matemática, uma das disciplinas que compõem as avaliações em larga escala. Mediante esse contexto que apresenta essa disparidade entre os resultados das avaliações externas e internas, o presente estudo consistiu em compreender, na perspectiva de professores e alunos, os fatores inerentes à Escola Estadual de Educação Profissional Marcondes Rodrigues (EP Marcondes) que potencializam os indicadores educacionais da escola, bem como buscar entender a disparidade entre os resultados externos e internos. Em um primeiro momento, realizou-se um estudo de caso visando descrever e analisar os resultados da EP Marcondes nas avaliações em larga escala nos últimos três anos, com atenção especial à disciplina de Matemática. Posteriormente, com vistas a analisar a percepção dos discentes e dos docentes da disciplina de Matemática acerca dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pela EP Marcondes, foram realizadas análises documentais e aplicados instrumentos como questionários e entrevistas, analisados sob à luz dos pressupostos teóricos de Miguel Arroyo, Phellipe Perrenoud, Luciana Limeira, Ubiratan D’Ambrósio, Paulo Freire, Maurice Tardif, Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi. Por fim, com um caráter propositivo, no Capítulo 4 apresenta-se o Plano de Ação Educacional (PAE), composto por estratégias de intervenção relacionados aos três eixos de estudo desta pesquisa: currículo, prática docente e avaliação. O PAE foi proposto de forma a repensar a avaliação como instrumento de aproximação entre o desempenho do aluno e as práticas docentes.
Abstract: This work is characterized as a case study of school management, carried out in at EEEP Marcondes Rodrigues, located in the region of Vale do Jaguaribe, in the inland of Ceará. This school has stood out for its excellent results in external evaluations, presenting itself as one of the best schools in the state education system in Ceará, and we will take as a reference the results indicated by the National High School Examination (ENEM), by the Basic Education Assessment System (SAEB) and by the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE). However, this school, considered successful, has high internal failure rates, especially in Mathematics, one of the subjects that make up large-scale assessments. Given this context that presents this disparity between the results of external and internal evaluations, this study consisted of understanding, from the perspective of teachers and students, the factors inherent to the State School of Professional Education Marcondes Rodrigues (EP Marcondes) that enhance educational indicators school, as well as seeking to understand the disparity between external and internal results. At first, a case study was carried out in order to describe and analyze the results of EP Marcondes in large-scale assessments in the last three years, with special attention to the subject of Mathematics. Subsequently, in order to analyze the perception of students and teachers of the Mathematics discipline about the results presented in the external and internal evaluations by EP Marcondes, documentary analyzes were carried out and instruments such as questionnaires and interviews were applied, analyzed in the light of the theoretical assumptions of Miguel Arroyo, Phellipe Perrenoud, Luciana Limeira, Ubiratan D'Ambrósio, Paulo Freire, Maurice Tardif, Jussara Hoffmann and Cipriano Carlos Luckesi. Finally, with a propositional character, in Chapter 4 the Educational Action Plan (PAE) is presented, consisting of intervention strategies related to the three axes of study of this research: curriculum, teaching practice and evaluation. The PAE was proposed in order to rethink evaluation as an instrument for bringing together student performance and teaching practices.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Prática docente
Ensino de Matemática
Educational assessment
Teaching practice
Teaching of Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00239
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13533
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons