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dc.contributor.advisor1Miotti , Charlene Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875453953878827pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Carol Martins da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919731553481023pt_BR
dc.contributor.referee2Costrino, Artur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588012518470971pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Fernanda da Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148502131563350pt_BR
dc.contributor.referee4Frydman, Pablo Schwartz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293827528622135pt_BR
dc.creatorPontes, Jefferson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7469499922452031pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T13:48:53Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-21T13:48:53Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00065-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13528-
dc.description.abstractRhetoric maintains an axiomatic relationship with the tragic dramatic genre. In the imperial context of Rome, the declamations and dramas of Seneca the Younger are fruitful examples of this intergeneric linking. While Senecan dramaturgy seems to have used intrinsic elements of school practice in the ornamentation of discourses and in the construction of the characters’ ethos, the school rhetoric gives us evidence that it used not only tragic myths to elaborate some themes, but also certain characters and their typical characteristics. This thesis aims to map the proximity between declamation and tragic drama to investigate a possible circulation of stories, typical characters, and mythemes in the composition of the declamatory quarrels, since certain models of the tragic theatricality of Senecan works can be seen in Pseudo-Quintilian’s Declamationes Minores and in Calpurnius Flaccus’ Excerpta Declamationum. For this study, the myths and philosophical principles used in the composition of the declamations were sought from an outline that helped us to identify not only textual construction mechanisms, but also a certain circularity of themes that can give face and voice to the philosophical and Roman myth-poetics heritage. This work, guided by a literary analysis, was conducted through the Calpurnian controversies and 13 “Minor Declamations”, which bear some thematic similarity to those of Calpurnius Flaccus. In addition to these corpora, we also made use of some “Letters to Lucilius” (Ad Lucilium epistulae morales) and the Senecan tragedies “Phoenician Women” (Phoenissae), “Agamemnon” (Agamemnon), “Trojan Women” (Troades), “Oedipus” (Oedipus), “Phaedra” (Phaedra), “Hercules” (Hercules Furens) and “Thyestes” (Thyestes). The study of declamations in contrast of Senecan theatre allows us to demonstrate that, given the literary qualities of the declamations, it is no coincidence that they have influenced and been influenced by Latin drama.pt_BR
dc.description.resumoA retórica mantém uma relação axiomática com o gênero dramático trágico. No contexto imperial de Roma, as declamações e os dramas de Sêneca, o Jovem são exemplos profícuos dessa vinculação intergenérica. Enquanto a dramaturgia senequiana parece ter se servido de elementos intrínsecos da prática escolar na ornamentação dos discursos e na construção dos caráteres dos personagens, a retórica escolar dá-nos indícios de que se valeu não apenas dos mitos trágicos para a elaboração de alguns temas, mas também de certos personagens e suas características típicas. Esta tese propõe mapear o avizinhamento entre declamação e drama trágico com a finalidade de averiguar uma possível circulação de histórias, personagens típicos e de mitemas na composição das querelas declamatórias, uma vez que se notam certos modelos de teatralidade trágica das obras senequianas nas Declamationes Minores de Pseudo-Quintiliano e nos Excerpta Declamationum de Calpúrnio Flaco. Para a realização deste estudo, buscaram-se os mitos e princípios filosóficos utilizados na composição das declamações a partir de um recorte que nos ajudou a identificar não apenas mecanismos de construção textual, mas também certa circularidade de temas que podem dar face e voz à herança filosófica e mito-poética romana. Este trabalho, regido por uma análise literária, foi conduzido por meio das controvérsias calpurnianas e de 13 “Declamações Menores”, que apresentam alguma semelhança temática com aquelas de Calpúrnio Flaco. Além destes corpora, valemo- nos também de algumas das “Cartas a Lucílio” (Ad Lucilium epistulae morales) e das tragédias senequianas “As Fenícias” (Phoenissae), “Agamêmnon” (Agamemnon), “As Troianas” (Troades), “Édipo” (Oedipus), “Fedra” (Phaedra), “Hércules Furioso” (Hercules Furens) e “Tiestes” (Thyestes). O estudo das declamações com o teatro senequiano nos permite demonstrar que, dadas as qualidades literárias das declamações, não é coincidência que elas tenham influenciado e sido influenciadas pelo drama latino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeclamaçãopt_BR
dc.subjectCalpúrnio Flacopt_BR
dc.subjectPseudo-Quintilianopt_BR
dc.subjectTragédiaspt_BR
dc.subjectSêneca, o Jovempt_BR
dc.subjectDeclamationpt_BR
dc.subjectCalpurnius Flaccuspt_BR
dc.subjectPseudo-Quintilianpt_BR
dc.subjectTragediespt_BR
dc.subjectSeneca the Youngerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO exercício do horror: modelos de teatralidade trágica nos Excerpta Declamationum de Calpúrnio Flaco e nas Declamationes Minores de Pseudo-Quintilianopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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