Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13528
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jeffersondasilvapontes.pdfPDF/A3.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: O exercício do horror: modelos de teatralidade trágica nos Excerpta Declamationum de Calpúrnio Flaco e nas Declamationes Minores de Pseudo-Quintiliano
Autor(es): Pontes, Jefferson da Silva
Primeiro Orientador: Miotti , Charlene Martins
Membro da banca: Rocha, Carol Martins da
Membro da banca: Costrino, Artur
Membro da banca: Sousa, Fernanda da Cunha
Membro da banca: Frydman, Pablo Schwartz
Resumo: A retórica mantém uma relação axiomática com o gênero dramático trágico. No contexto imperial de Roma, as declamações e os dramas de Sêneca, o Jovem são exemplos profícuos dessa vinculação intergenérica. Enquanto a dramaturgia senequiana parece ter se servido de elementos intrínsecos da prática escolar na ornamentação dos discursos e na construção dos caráteres dos personagens, a retórica escolar dá-nos indícios de que se valeu não apenas dos mitos trágicos para a elaboração de alguns temas, mas também de certos personagens e suas características típicas. Esta tese propõe mapear o avizinhamento entre declamação e drama trágico com a finalidade de averiguar uma possível circulação de histórias, personagens típicos e de mitemas na composição das querelas declamatórias, uma vez que se notam certos modelos de teatralidade trágica das obras senequianas nas Declamationes Minores de Pseudo-Quintiliano e nos Excerpta Declamationum de Calpúrnio Flaco. Para a realização deste estudo, buscaram-se os mitos e princípios filosóficos utilizados na composição das declamações a partir de um recorte que nos ajudou a identificar não apenas mecanismos de construção textual, mas também certa circularidade de temas que podem dar face e voz à herança filosófica e mito-poética romana. Este trabalho, regido por uma análise literária, foi conduzido por meio das controvérsias calpurnianas e de 13 “Declamações Menores”, que apresentam alguma semelhança temática com aquelas de Calpúrnio Flaco. Além destes corpora, valemo- nos também de algumas das “Cartas a Lucílio” (Ad Lucilium epistulae morales) e das tragédias senequianas “As Fenícias” (Phoenissae), “Agamêmnon” (Agamemnon), “As Troianas” (Troades), “Édipo” (Oedipus), “Fedra” (Phaedra), “Hércules Furioso” (Hercules Furens) e “Tiestes” (Thyestes). O estudo das declamações com o teatro senequiano nos permite demonstrar que, dadas as qualidades literárias das declamações, não é coincidência que elas tenham influenciado e sido influenciadas pelo drama latino.
Abstract: Rhetoric maintains an axiomatic relationship with the tragic dramatic genre. In the imperial context of Rome, the declamations and dramas of Seneca the Younger are fruitful examples of this intergeneric linking. While Senecan dramaturgy seems to have used intrinsic elements of school practice in the ornamentation of discourses and in the construction of the characters’ ethos, the school rhetoric gives us evidence that it used not only tragic myths to elaborate some themes, but also certain characters and their typical characteristics. This thesis aims to map the proximity between declamation and tragic drama to investigate a possible circulation of stories, typical characters, and mythemes in the composition of the declamatory quarrels, since certain models of the tragic theatricality of Senecan works can be seen in Pseudo-Quintilian’s Declamationes Minores and in Calpurnius Flaccus’ Excerpta Declamationum. For this study, the myths and philosophical principles used in the composition of the declamations were sought from an outline that helped us to identify not only textual construction mechanisms, but also a certain circularity of themes that can give face and voice to the philosophical and Roman myth-poetics heritage. This work, guided by a literary analysis, was conducted through the Calpurnian controversies and 13 “Minor Declamations”, which bear some thematic similarity to those of Calpurnius Flaccus. In addition to these corpora, we also made use of some “Letters to Lucilius” (Ad Lucilium epistulae morales) and the Senecan tragedies “Phoenician Women” (Phoenissae), “Agamemnon” (Agamemnon), “Trojan Women” (Troades), “Oedipus” (Oedipus), “Phaedra” (Phaedra), “Hercules” (Hercules Furens) and “Thyestes” (Thyestes). The study of declamations in contrast of Senecan theatre allows us to demonstrate that, given the literary qualities of the declamations, it is no coincidence that they have influenced and been influenced by Latin drama.
Palavras-chave: Declamação
Calpúrnio Flaco
Pseudo-Quintiliano
Tragédias
Sêneca, o Jovem
Declamation
Calpurnius Flaccus
Pseudo-Quintilian
Tragedies
Seneca the Younger
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00065
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13528
Data do documento: 16-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons