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dc.contributor.advisor1Sousa, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.contributor.referee2Barcellos, Marcília Elis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592755841165370pt_BR
dc.creatorSilva, Valdete Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T13:41:11Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-21T13:41:11Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00234-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13527-
dc.description.abstractThis dissertation was developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The proposed management case establishes a discussion about the implementation process of the full-time policy in a public school in Teresina. From this issue, I bring as a general objective to analyze and propose actions for the main factors that communicate in the implementation of integral education in a full-time school in the municipal public education network of Teresina. As specific objectives: (i) To describe the implementation process of the integral education curriculum in the full-time school in the municipality of Teresina Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho; (ii) investigate and analyze decisive factors in the implementation of the researched school's proposal; (iii) to propose the Educational Action Plan (PAE) that can support the researched school's management in ways that help it overcome the challenges of the process of implementing full-time integral education. To achieve these objectives, we used as a methodology a qualitative study with primary and secondary data, having as instruments for data collection a mixed questionnaire, interview, focus group and document analysis. Students, parents, teachers and administrators of the researched school participated in the research. The analysis of the survey data showed that there are points for improvement in the implementation of the full-time full-time education policy in the school studied, especially with regard to the curriculum and the management of time and spaces.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão proposto estabelece uma discussão acerca do processo de Implementação da política de tempo integral em uma escola da rede pública municipal de ensino de Teresina. A partir desta problemática, trago como objetivo geral analisar e propor ações para os principais fatores que se comunicam na implementação da educação integral em uma escola de tempo integral da rede pública municipal de ensino de Teresina. Como objetivos específicos: (i) Descrever o processo de implementação do currículo de educação integral na escola de tempo integral do município de Teresina, Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho; (ii) investigar e analisar fatores decisivos na implementação da proposta da escola pesquisada; (iii) propor o Plano de Ação Educacional (PAE) que possa subsidiar a gestão da escola pesquisada de meios que o auxiliem na superação dos desafios do processo de implementação da educação integral em tempo integral. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como metodologia um estudo qualitativo com dados primários e secundários, tendo como instrumentos para a coleta de dados o questionário misto, entrevista, grupo focal e análise documental. Foram participantes da pesquisa alunos, responsáveis pelos alunos, professores e gestores da escola pesquisada. A análise dos dados da pesquisa mostrou que há pontos para melhoramento na implantação da política de educação integral em tempo integral na escola pesquisada, em especial, no que se refere ao currículo e a gestão dos tempos e espaços.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola de tempo integralpt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectFull-time schoolpt_BR
dc.subjectIntegrated curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProcesso de implementação da educação de tempo integral na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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