Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1349
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudiacontedosanjoslacerda.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Polon , Thelma Lúcia Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4pt_BR
dc.contributor.referee1Bernado, Elisangela da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706335E1pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751772Y5pt_BR
dc.creatorLacerda, Claudia Conte dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4894101Y3pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-03T12:54:25Z-
dc.date.available2016-05-02-
dc.date.available2016-06-03T12:54:25Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1349-
dc.description.abstractThis research is study about a school with approximately 256 students, that meets the Initial Years of the Basic Schoolings and belongs to the State Education System of Minas Gerais, in the outskirts of a medium-sized town of about fifty-six thousand inhabitants in “Zona da Mata Mineira”. As problem, falling school educational results; unruly pupils, violent and not yet literate in the 5th year and; apparently unmotivated teachers. In the analysis of this work was considered: the development of Pedagogical Intervention Literacy Program in a timely manner (PIP/ATC) of the Education Office of the State of Minas Gerais – which is a follow-up action and direct intervention on the schools; the inseparability of teaching and care – under the guidelines of the CNE/CEB 7/2010; school climate and culture; the results of the students’ performance in external evaluations and; the performance of school management. As proposed action to improve the results of student learning, the paper presents a mediation in which are considered the contextual factors - within and outside school. Among the factors that prompted the research include: the restlessness of the researcher after the change of its function in education; the perception that the school still reproducing social inequality in inequality of access to learning conditions; the questioning of the effectiveness of policies in the top/down model (DYE 2009); external intervention in the daily school to ensure institutional goals and; the apparent omission by the educational system of the influence of contextual factors on learning outcomes. The research objectives are: (i) Analyze how the school deals with the fall of educational outcomes in their day to day, in the midst of violence and indiscipline of students and an apparent lack of motivation among school personnel; (ii) Reveal the impediments for schooling quality for all students; (iii) Reflect on the nature and action of pedagogical interventions, considering the conceptions of school culture, educational climate and effectiveness in education management; (iv) Propose a mediating action, to consider the contextual factors and contribute to the equitable development of students and a school climate more favourable for learning.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, constitui-se como um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Programa de Intervenção Pedagógica Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em uma escola que atende aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, localizada em um bairro periférico de um município com aproximadamente 56 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira. Neste cenário, uma aparente desmotivação dos docentes, que reclamam do abandono moral e intelectual das famílias em relação aos seus tutelados – alunos em que o comportamento violento e indisciplinado parece ser predominante – em meio a um contexto aparentemente conturbado, em que o resultado do rendimento educacional não tem evoluído de forma satisfatória, mesmo a escola estando sujeita ao PIP/ATC. Com base nessa realidade, delinearam-se os seguintes objetivos: (i) analisar o cotidiano da escola diante da queda dos resultados educacionais em meio a um cenário de indisciplina e violência entre os alunos e de uma aparente desmotivação generalizada entre os profissionais envolvidos; (ii) revelar os fatores que não contribuíram para a garantia de um percurso escolar de qualidade para todos os alunos; (iii) refletir sobre a natureza e a ação das intervenções pedagógicas, considerando as concepções de cultura escolar, clima educacional e eficácia na gestão educacional. A pesquisa de campo, de base qualitativa, constituiu-se pela observação na escola e na Superintendência Regional de Ensino; a análise documental de dados públicos associados aos resultados de avaliações sistêmicas estaduais e disponibilizados pelo IBGE; e entrevistas realizadas com profissionais das duas instituições. A pesquisa nos possibilitou compreender limitações do PIP/ATC não somente na escola investigada, mas também permitiu questionamentos sobre as próprias bases do Programa. Com base em tudo o que foi diagnosticado e analisado, conclui-se a dissertação com a proposta de uma ação mediadora que considere também os fatores contextuais e contribua para o desenvolvimento equitativo dos alunos e para um clima escolar mais favorável à aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectFatores contextuaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectContextual factorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO programa de intervenção pedagógica da secretaria de estado de educação de Minas Gerais: o que os fatores contextuais têm a ver com isso?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.