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dc.contributor.advisor1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Verbena e Faria, Eliete do Carmo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482392215726668pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee2Pantevis, Mathusalam-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463049054095246pt_BR
dc.creatorCastro, Eliane Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1346719211686304pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T11:28:32Z-
dc.date.available2021-10-07-
dc.date.available2021-10-07T11:28:32Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00446-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13493-
dc.description.abstractThis research was carried out in a community of Quilombola origin, called Colônia do Paiol, located in the city of Bias Fortes, state of Minas Gerais, Brazil. The Brazilian Quilombos, in which there were all the oppressed who sought to oppose the perverse and inhuman social, economic, and political structures, present at that time, inspired by African quilombos, were initially associated with the escape-resistance binomial. Throughout its chronotopic development, the concept of quilombos went through a process of modification, but without giving up the maintenance and reproduction of their origins, their ways of life, their ancestry, and resistance in a process of acquiring/maintaining the integrity of their lands by quilombolas. The research aimed at identifying and understanding how the practices of care and educating, based on ancestry and transmitted through orality, reflect on the experiences of children and babies in the Colônia do Paiol community. It is the research developed in a qualitative approach of an ethnographic nature, based on the historical-cultural approach, based on the relationships established between the environment and the subject through their experiences. In the field research, in which were observed: the (ac)knowledge(ment) of the community, the daily routine and the routine of care given to children and babies; methodological procedures were adopted, such as the conversation wheels, which involved the narratives of the subjects, resulting in a field diary of the subjects, production of images, photographs, filming, and drawings, as well as the production of experiential maps. The research findings evidenced the importance of traditions and knowledge related to caring and educating, present in cultural practices and memory, which materialize and are reelaborated in the daily way of life of the community, amid challenges and actions of resistance.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada em uma comunidade de origem quilombola, denominada Colônia do Paiol, localizada na cidade de Bias Fortes, estado de Minas Gerais, Brasil. Os quilombos brasileiros, no qual se encontravam todos os oprimidos que buscavam se opor às estruturas social, econômica e política, perversas e desumanas, presentes naquele momento, inspirados nos quilombos africanos, foram associados, inicialmente, ao binômio fuga-resistência. Ao longo do seu desenvolvimento cronotópico, a conceituação dos quilombos passou por um processo de modificação, mas sem abrir mão da manutenção e reprodução de suas origens, seus modos de vida, da sua ancestralidade e da resistência num processo de aquisição/manutenção da integridade de suas terras pelos quilombolas. A investigação teve por objetivos identificar e compreender como as práticas do cuidar e do educar, baseadas na ancestralidade e transmitidas através da oralidade, refletem nas vivências das crianças e bebês na comunidade Colônia do Paiol. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, pautada na abordagem histórico-cultural, a partir das relações estabelecidas entre o meio e o sujeito através das suas vivências. Na pesquisa de campo, em que foram observados o (re)conhecimento da comunidade, o cotidiano e a rotina do cuidado dispensado às crianças e aos bebês, foram adotados procedimentos metodológicos, como as rodas de conversa, que envolveram as narrativas dos sujeitos, resultando num diário de campo dos sujeitos, produção de imagens, fotografias, filmagens e desenhos, além de produção de mapas vivenciais. Os achados da pesquisa evidenciaram a importância das tradições e saberes referentes ao cuidar e ao educar, presentes nas práticas culturais e memória, que se materializam e são reelaborados na forma de vida cotidiana da comunidade, em meio a desafios e ações de resistência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.subjectEducarpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectTake care educatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Tem que comer o que dá sangue”: saberes tradicionais e práticas culturais no cuidar e educar de crianças quilombolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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