https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13486
File | Description | Size | Format | |
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dllubiasantclairmatias.pdf | PDF/A | 576.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Helena Rivelli de | - |
dc.creator | Matias, Dllubia Santclair | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1276895304418143 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T11:21:11Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-10-05T11:21:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13486 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo é descrever e analisar as variações do IDEB da Coordenação Regional de Novo Gama (CRE Novo Gama) da rede estadual de educação em Goiás, considerando os indicadores de fluxo e o desempenho em Língua Portuguesa, no 9º ano do Ensino Fundamental, entre 2007 e 2019. Essa CRE é um polo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás responsável por três municípios (Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso), a qual apresenta um histórico baixo em relação ao alcance da média de proficiência estabelecida pela meta do IDEB. Este estudo é norteado por duas perguntas de pesquisa: a) Qual tem sido a variação do IDEB nas escolas da regional de Novo Gama, ao considerarmos os indicadores de fluxo e o desempenho em Língua Portuguesa, no 9 ano do Ensino Fundamental, entre 2007 e 2019? b) Os dados têm contribuído para o alinhamento dos objetivos educacionais e refletido para mudanças na qualidade? Para realização deste estudo, além do recorte espacial, foi estabelecido um recorte temporal no período entre 2007 e 2019. O estudo parte de dados quantitativos obtidos na base de dados nacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). Utiliza-se da compilação, comparação e interpretação pedagógica dos resultados obtidos nesse período amostral, no intuito de encontrar evidência em avanços e/ou retrocessos. A análise revela pouca variação na taxa de desempenho, o que pode ser associada ao percentual baixo nas taxas de aprovação e na evolução da proficiência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | CRE Novo Gama – GO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | As variações no IDEB da Coordenação Regional Novo Gama em Goiás: uma análise das taxas de desempenho do 9º ano do ensino fundamental entre 2007 e 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
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