https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13465
File | Description | Size | Format | |
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guilhermegomesdias.pdf | PDF/A | 2.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fagioli, Julia Gonçalves Declié | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0994616331205474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Falabella, Marcia Cristina Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1221202388819399 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maria Ines Dieuzeide Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1329886287406570 | pt_BR |
dc.creator | Dias, Guilherme Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T18:00:17Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28 | - |
dc.date.available | 2021-09-28T18:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00454 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13465 | - |
dc.description.abstract | From the analysis of the film The death of Maria Malibran (1971) of the German filmmaker Werner Schroeter, the following research will seek to understand how the cinematographic language can find in the exercise of allegory an element of meaning production and how elements originating in the theater can support this way of making cinema. The mise-en-scène used by Schroeter for the production of allegorical images leads us to a theoretical investigation to go through aesthetic, theatrical and cinematographic theory and, in summary, this will be the theoretical path of this study. These studies will allow us to analyze the film from three operators, namely: the allegorical images in their fragmentation process, the distancing effect and eroticism as an aesthetic relationship. | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da análise do filme A morte de Maria Malibran (1971) do cineasta alemão Werner Schroeter, a seguinte pesquisa irá buscar compreender como a linguagem cinematográfica pode encontrar no exercício da alegoria um elemento de produção de sentido e como elementos originários do teatro podem dar suporte a esta forma de fazer o cinema. A mise-en-scène utilizada por Schroeter para a produção de imagens alegóricas nos leva a uma investigação teórica a passar pela teoria estética, teatral e cinematográfica e, em síntese, este será o percurso teórico deste estudo. Estes estudos nos permitirão analisar o filme a partir de três operadores, são eles: as imagens alegóricas em seu processo de fragmentação, o efeito de distanciamento e o erotismo como relação estética. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Werner Schroeter | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Mise-en-scène | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Allegory | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | A morte e o erotismo em Werner Schroeter: por uma mise-en-scène alegórica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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