Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13465
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermegomesdias.pdfPDF/A2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fagioli, Julia Gonçalves Declié-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994616331205474pt_BR
dc.contributor.referee1Falabella, Marcia Cristina Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1221202388819399pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Maria Ines Dieuzeide Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329886287406570pt_BR
dc.creatorDias, Guilherme Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T18:00:17Z-
dc.date.available2021-09-28-
dc.date.available2021-09-28T18:00:17Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00454-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13465-
dc.description.abstractFrom the analysis of the film The death of Maria Malibran (1971) of the German filmmaker Werner Schroeter, the following research will seek to understand how the cinematographic language can find in the exercise of allegory an element of meaning production and how elements originating in the theater can support this way of making cinema. The mise-en-scène used by Schroeter for the production of allegorical images leads us to a theoretical investigation to go through aesthetic, theatrical and cinematographic theory and, in summary, this will be the theoretical path of this study. These studies will allow us to analyze the film from three operators, namely: the allegorical images in their fragmentation process, the distancing effect and eroticism as an aesthetic relationship.pt_BR
dc.description.resumoA partir da análise do filme A morte de Maria Malibran (1971) do cineasta alemão Werner Schroeter, a seguinte pesquisa irá buscar compreender como a linguagem cinematográfica pode encontrar no exercício da alegoria um elemento de produção de sentido e como elementos originários do teatro podem dar suporte a esta forma de fazer o cinema. A mise-en-scène utilizada por Schroeter para a produção de imagens alegóricas nos leva a uma investigação teórica a passar pela teoria estética, teatral e cinematográfica e, em síntese, este será o percurso teórico deste estudo. Estes estudos nos permitirão analisar o filme a partir de três operadores, são eles: as imagens alegóricas em seu processo de fragmentação, o efeito de distanciamento e o erotismo como relação estética.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectWerner Schroeterpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectMise-en-scènept_BR
dc.subjectAestheticpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA morte e o erotismo em Werner Schroeter: por uma mise-en-scène alegórica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons