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dc.contributor.advisor1Coelho, Ângela Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7852258351076500pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Tiago Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7953363504273397pt_BR
dc.creatorCarneiro, Rebecca Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0729951674493903pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-21T20:15:34Z-
dc.date.available2021-09-17-
dc.date.available2021-09-21T20:15:34Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13440-
dc.description.abstractWith the event of the COVID-19 pandemic, the need to accelerate the digital transformation in retail companies was realized, especially the smaller ones, which ended up suffering more from the changes imposed during this period. An interesting way to increase the efficiency of social networks is through the analysis of the metrics of the posts made, hence the importance of developing a process that helps them in this regard. Therefore, this work proposed to study the different methods of design of experiments (DOE), in order to identify the most appropriate method to assess the variables that significantly influence the engagement of publications made through the Instagram® platform. It was noticed that the 2k-p fractional factorial is the most suitable method for this study, so it was the target of the work. The methodology used is based on the seven stages of planning experiments defined by (MONTGOMERY, 2017). A complete plan (including an Experimental Matrix) was obtained to conduct the experiment, respecting the limitations of the application in question and its particularities. Finally, it is concluded that the plan developed here extends to areas other than the one mentioned above, such as a business consulting profile or even digital influencers. Allowing and aiding the application of statistical methods and data analysis in decision making when managing a social network.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento da pandemia do COVID-19, percebeu-se a necessidade de acelerar a transformação digital em empresas varejistas, principalmente as menores, que acabaram por sofrer mais com as mudanças impostas nesse período. Uma maneira interessante de aumentar a eficiência das redes socias, é através da análise das métricas das postagens realizadas, por isso a importância de desenvolver um processo que auxilie essa análise. Diante disso, esse trabalho se propôs a estudar os diferentes métodos de planejamento de experimentos ou DOE (do inglês design of experiments), afim de identificar o método mais adequado para avaliar as variáveis que influenciam significativamente no engajamento das publicações realizadas através da plataforma do Instagram®. Percebeu-se que o fatorial fracionário 2k-p é o método mais indicado para esse estudo, de modo que foi o alvo do trabalho. A metodologia utilizada se baseia nas sete etapas de planejamento de experimentos definidas por (MONTGOMERY, 2017). Obteve-se um plano completo para conduzir o experimento, respeitando as limitações do aplicativo em questão e suas particularidades. Por fim, conclui-se que, o plano aqui desenvolvido pode ser adaptado e estendido para outras áreas diferentes da supracitada, como perfil de consultoria empresarial ou até mesmo de influencers digitais. Permitindo e auxiliando na utilização de métodos estatísticos e análise de dados na tomada de decisão ao se gerenciar uma rede social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstagram®pt_BR
dc.subjectInstagram®pt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectPlanejamento de experimentospt_BR
dc.subjectDesign of experimentspt_BR
dc.subjectFatorial Fracionário 2k-ppt_BR
dc.subject2 k-p fractional factorial,pt_BR
dc.subjectMatriz experimental.pt_BR
dc.subjectExperimental matrixpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEstudo de métodos para avaliar as variáveis representativas nas publicações de uma empresa varejistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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