Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rebeccaclaudiocarneiro.pdfrebeccaclaudiocarneiro1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo de métodos para avaliar as variáveis representativas nas publicações de uma empresa varejista
Author: Carneiro, Rebecca Cláudio
First Advisor: Coelho, Ângela Mello
Referee Member: Vieira, Marcel de Toledo
Referee Member: Magalhães, Tiago Maia
Resumo: Com o advento da pandemia do COVID-19, percebeu-se a necessidade de acelerar a transformação digital em empresas varejistas, principalmente as menores, que acabaram por sofrer mais com as mudanças impostas nesse período. Uma maneira interessante de aumentar a eficiência das redes socias, é através da análise das métricas das postagens realizadas, por isso a importância de desenvolver um processo que auxilie essa análise. Diante disso, esse trabalho se propôs a estudar os diferentes métodos de planejamento de experimentos ou DOE (do inglês design of experiments), afim de identificar o método mais adequado para avaliar as variáveis que influenciam significativamente no engajamento das publicações realizadas através da plataforma do Instagram®. Percebeu-se que o fatorial fracionário 2k-p é o método mais indicado para esse estudo, de modo que foi o alvo do trabalho. A metodologia utilizada se baseia nas sete etapas de planejamento de experimentos definidas por (MONTGOMERY, 2017). Obteve-se um plano completo para conduzir o experimento, respeitando as limitações do aplicativo em questão e suas particularidades. Por fim, conclui-se que, o plano aqui desenvolvido pode ser adaptado e estendido para outras áreas diferentes da supracitada, como perfil de consultoria empresarial ou até mesmo de influencers digitais. Permitindo e auxiliando na utilização de métodos estatísticos e análise de dados na tomada de decisão ao se gerenciar uma rede social.
Abstract: With the event of the COVID-19 pandemic, the need to accelerate the digital transformation in retail companies was realized, especially the smaller ones, which ended up suffering more from the changes imposed during this period. An interesting way to increase the efficiency of social networks is through the analysis of the metrics of the posts made, hence the importance of developing a process that helps them in this regard. Therefore, this work proposed to study the different methods of design of experiments (DOE), in order to identify the most appropriate method to assess the variables that significantly influence the engagement of publications made through the Instagram® platform. It was noticed that the 2k-p fractional factorial is the most suitable method for this study, so it was the target of the work. The methodology used is based on the seven stages of planning experiments defined by (MONTGOMERY, 2017). A complete plan (including an Experimental Matrix) was obtained to conduct the experiment, respecting the limitations of the application in question and its particularities. Finally, it is concluded that the plan developed here extends to areas other than the one mentioned above, such as a business consulting profile or even digital influencers. Allowing and aiding the application of statistical methods and data analysis in decision making when managing a social network.
Keywords: Instagram®
Instagram®
Engajamento
Engagement
Varejo
Retail
Planejamento de experimentos
Design of experiments
Fatorial Fracionário 2k-p
2 k-p fractional factorial,
Matriz experimental.
Experimental matrix
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13440
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Estatística - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons