https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
valdireneoliveirasouza.pdf | PDF/A | 576.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Helena Rivelli de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Daniela Barbosa de | - |
dc.creator | Souza, Valdirene Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:43:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil dos professores que atuam no Ensino Médio da rede estadual da Bahia, identificando a Adequação da Formação Docente para refletir sobre o atendimento ao estabelecido na Meta 15 do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE Bahia), a qual faz referência à Formação dos Professores que atuam na Educação Básica no estado. Os dados utilizados para esta investigação são públicos e disponíveis no Portal do INEP, sendo selecionados os dados de mapeamento do Indicador de Adequação da Formação Docente, referentes aos anos de 2013 a 2019. As análises realizadas permitiram constatar que os resultados da Bahia em relação à Adequação da Formação Docente estão aquém dos compromissos estabelecidos nos marcos legais da educação brasileira, como na LDB nº 9394/96, no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação da Bahia. A despeito dos avanços ocorridos nos últimos anos do período analisado e do incremento auferido pelo sistema de ensino do estado, constatamos que a realidade apresentada ainda demanda maior empenho da administração pública estadual para adequação dos seus quadros, notadamente no Ensino Médio. Ressaltamos a importância e a necessidade de esforços conjuntos para a efetivação do Regime de Colaboração entre os entes federados (União, Estados e Municípios), para assegurar a formação adequada aos professores que atuam nas escolas de Educação Básica no estado da Bahia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Adequação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Adequação da formação docente dos professores que atuam no ensino médio: considerações sobre a rede estadual de ensino da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Formação Docente | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License