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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Barbosa de-
dc.creatorSouza, Valdirene Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:43:05Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T15:43:05Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil dos professores que atuam no Ensino Médio da rede estadual da Bahia, identificando a Adequação da Formação Docente para refletir sobre o atendimento ao estabelecido na Meta 15 do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE Bahia), a qual faz referência à Formação dos Professores que atuam na Educação Básica no estado. Os dados utilizados para esta investigação são públicos e disponíveis no Portal do INEP, sendo selecionados os dados de mapeamento do Indicador de Adequação da Formação Docente, referentes aos anos de 2013 a 2019. As análises realizadas permitiram constatar que os resultados da Bahia em relação à Adequação da Formação Docente estão aquém dos compromissos estabelecidos nos marcos legais da educação brasileira, como na LDB nº 9394/96, no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação da Bahia. A despeito dos avanços ocorridos nos últimos anos do período analisado e do incremento auferido pelo sistema de ensino do estado, constatamos que a realidade apresentada ainda demanda maior empenho da administração pública estadual para adequação dos seus quadros, notadamente no Ensino Médio. Ressaltamos a importância e a necessidade de esforços conjuntos para a efetivação do Regime de Colaboração entre os entes federados (União, Estados e Municípios), para assegurar a formação adequada aos professores que atuam nas escolas de Educação Básica no estado da Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAdequaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAdequação da formação docente dos professores que atuam no ensino médio: considerações sobre a rede estadual de ensino da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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