Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valdireneoliveirasouza.pdfPDF/A576.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Formação Docente
Title: Adequação da formação docente dos professores que atuam no ensino médio: considerações sobre a rede estadual de ensino da Bahia
Author: Souza, Valdirene Oliveira
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Oliveira, Helena Rivelli de
Referee Member: Oliveira, Daniela Barbosa de
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil dos professores que atuam no Ensino Médio da rede estadual da Bahia, identificando a Adequação da Formação Docente para refletir sobre o atendimento ao estabelecido na Meta 15 do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE Bahia), a qual faz referência à Formação dos Professores que atuam na Educação Básica no estado. Os dados utilizados para esta investigação são públicos e disponíveis no Portal do INEP, sendo selecionados os dados de mapeamento do Indicador de Adequação da Formação Docente, referentes aos anos de 2013 a 2019. As análises realizadas permitiram constatar que os resultados da Bahia em relação à Adequação da Formação Docente estão aquém dos compromissos estabelecidos nos marcos legais da educação brasileira, como na LDB nº 9394/96, no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação da Bahia. A despeito dos avanços ocorridos nos últimos anos do período analisado e do incremento auferido pelo sistema de ensino do estado, constatamos que a realidade apresentada ainda demanda maior empenho da administração pública estadual para adequação dos seus quadros, notadamente no Ensino Médio. Ressaltamos a importância e a necessidade de esforços conjuntos para a efetivação do Regime de Colaboração entre os entes federados (União, Estados e Municípios), para assegurar a formação adequada aos professores que atuam nas escolas de Educação Básica no estado da Bahia.
Abstract: -
Keywords: Educação
Formação docente
Ensino médio
Adequação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons