Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ulyssestavaresteixeira.pdfPDF/A1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O professor faz diferença? Análise dos resultados de desempenho dos estudantes brasileiros no Enem 2015
Autor(es): Teixeira, Ulysses Tavares
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Membro da banca: Oliveira, Daniela Barbosa de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar as possíveis relações que podem ser observadas entre a proporção de professores por estudantes (indicador de condições de oferta relacionado ao corpo docente) e o desempenho dos estudantes no Enem, utilizando os dados disponíveis relativos ao Censo da Educação Superior e ao Enem de 2015. A hipótese testada é a de que a proporção de professores por estudantes está diretamente relacionada ao desempenho para as escolas dentro de uma mesma faixa do indicador socioeconômico. Foram realizados testes de correlação e regressão entre as variáveis de interesse com dados de 925.090 estudantes e 499.089 professores vinculados a 14.945 escolas que atingiram as condições para cálculo do Enem por Escola. Os achados corroboram as indicações da literatura, que também aponta para impactos positivos dos professores no desempenho discente, em variadas dimensões, confirmando a atuação do professor como fator contextual associado ao desempenho sobre o qual a escola possui autonomia de ação, ainda que os coeficientes de correlação encontrados tenham sido baixos.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação educacional
Qualidade da educação
Efeito professor
Enem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons