https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulyssestavaresteixeira.pdf | PDF/A | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O professor faz diferença? Análise dos resultados de desempenho dos estudantes brasileiros no Enem 2015 |
Autor(es): | Teixeira, Ulysses Tavares |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Membro da banca: | Oliveira, Daniela Barbosa de |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo avaliar as possíveis relações que podem ser observadas entre a proporção de professores por estudantes (indicador de condições de oferta relacionado ao corpo docente) e o desempenho dos estudantes no Enem, utilizando os dados disponíveis relativos ao Censo da Educação Superior e ao Enem de 2015. A hipótese testada é a de que a proporção de professores por estudantes está diretamente relacionada ao desempenho para as escolas dentro de uma mesma faixa do indicador socioeconômico. Foram realizados testes de correlação e regressão entre as variáveis de interesse com dados de 925.090 estudantes e 499.089 professores vinculados a 14.945 escolas que atingiram as condições para cálculo do Enem por Escola. Os achados corroboram as indicações da literatura, que também aponta para impactos positivos dos professores no desempenho discente, em variadas dimensões, confirmando a atuação do professor como fator contextual associado ao desempenho sobre o qual a escola possui autonomia de ação, ainda que os coeficientes de correlação encontrados tenham sido baixos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Qualidade da educação Efeito professor Enem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385 |
Data do documento: | 23-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons