https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rodrigoferreiradelima.pdf | PDF/A | 642.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Qualidade da educação à luz do Ideb: um recorte do município de Dois Riachos - Alagoas, 2007-2017 |
Author: | Lima, Rodrigo Ferreira de |
First Advisor: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Vilardi, Leonardo Ostwald |
Referee Member: | Melo, Keite Silva de |
Resumo: | Este trabalho discute os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Município de Dois Riachos em Alagoas. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa que fundamenta-se em uma revisão de literatura, bem como um conjunto de dados educacionais.O IDEB é junção do desempenho escolar do aluno na avaliação externa com o fluxo escolar, resultando em um parâmetro estabelecido (nota), que objetiva discutir a qualidade da educação. As argumentações partem da proposição que não basta considerar apenas desempenho e fluxo, e sim, uma conjuntura de elementos que estão intrinsecamente ligados a educação. Conclui-se que o Ideb ultrapassou a meta 2021 proposta pelo o MEC, e que o Ideb é o principal elemento observado quando se refere à qualidade educacional. Almeja-se, com esta análise, contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação à luz do Ideb, enquanto norteador e estimulador para implantações e implementações de política públicas. |
Abstract: | - |
Keywords: | Qualidade da educação Avaliação externa Ideb |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382 |
Issue Date: | 30-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License