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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Vilardi, Leonardo Ostwald-
dc.contributor.referee2Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.creatorBezerra, Ricardo Braz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960256571429835pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:37:53Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-09-09T15:37:53Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA distorção idade e ano escolar é uma problemática persistente no cenário educacional brasileiro e em especial na rede de ensino do Estado de Rondônia em decorrência dos percentuais elevados. Este artigo propõe analisar as variações no indicador de distorção de escolarização do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de ensino, no período de 2006 a 2019, mais para que isso seja possível temos que verificar as taxas de rendimento escolar, tais como de reprovação e de abandono, pois são elas as causadoras da distorção de escolaridade. Feita a análise desse indicador educacional serão levantadas hipóteses explicativas para as variações observadas, principalmente buscando relacioná-las com as políticas de correção de fluxo adotadas no Estado. Pode-se concluir da análise feita que a política pública adotada sobre a forma de regime de progressão parcial diminuiu a reprovação para o ensino regular fundamental anos finais, porém não é totalmente eficaz devido à manutenção de um alto índice de estudantes reprovados na rede.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTaxas de rendimentopt_BR
dc.subjectDistorção do fluxo escolarpt_BR
dc.subjectProgressão parcialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA Distorção idade e ano escolar e a política de progressão parcial para a correção do fluxo do 9º ano da etapa do ensino fundamental da rede pública estadual de Rondôniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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