Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ricardobrazbezerra.pdfPDF/A1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A Distorção idade e ano escolar e a política de progressão parcial para a correção do fluxo do 9º ano da etapa do ensino fundamental da rede pública estadual de Rondônia
Autor(es): Bezerra, Ricardo Braz
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Vilardi, Leonardo Ostwald
Miembros Examinadores: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A distorção idade e ano escolar é uma problemática persistente no cenário educacional brasileiro e em especial na rede de ensino do Estado de Rondônia em decorrência dos percentuais elevados. Este artigo propõe analisar as variações no indicador de distorção de escolarização do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de ensino, no período de 2006 a 2019, mais para que isso seja possível temos que verificar as taxas de rendimento escolar, tais como de reprovação e de abandono, pois são elas as causadoras da distorção de escolaridade. Feita a análise desse indicador educacional serão levantadas hipóteses explicativas para as variações observadas, principalmente buscando relacioná-las com as políticas de correção de fluxo adotadas no Estado. Pode-se concluir da análise feita que a política pública adotada sobre a forma de regime de progressão parcial diminuiu a reprovação para o ensino regular fundamental anos finais, porém não é totalmente eficaz devido à manutenção de um alto índice de estudantes reprovados na rede.
Resumen : -
Palabras clave : Políticas públicas
Taxas de rendimento
Distorção do fluxo escolar
Progressão parcial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380
Fecha de publicación : 26-abr-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons