Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pamelafernandamagalhaespereira.pdfPDF/A792.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Esforço e formação docente e o desempenho dos alunos nos anos iniciais
Author: Pereira, Pâmela Fernanda Magalhães
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Referee Member: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A qualidade na educação diz respeito não só aos educadores, aos estudantes, à comunidade escolar, mas também à sociedade, à política, como um todo. No Brasil, há avaliações com a finalidade de produzir indicadores em relação ao desempenho dos estudantes. Essas avaliações são apresentadas no âmbito federal, estadual e municipal. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) avalia o ensino fundamental e o ensino médio, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e desta avaliação decorre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho dos alunos do 5° ano dos anos iniciais da rede municipal do município de Nova Lima/MG com os indicadores de formação e esforço docente. Para contemplar o objetivo, foi necessário pesquisar sobre os dados dos indicadores de esforço docente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o desempenho dos alunos disponibilizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Abstract: -
Keywords: Esforço docente
Índice de desenvolvimento da educação básica
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons