Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13366
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flaviacostalimaferreira.pdfPDF/A1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Quiossa, Amanda Sangy-
dc.contributor.referee2Santos, Mayanna Auxiliadora Martins-
dc.creatorFerreira, Flavia Costa Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709111324556807pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:22:12Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-09T15:22:12Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13366-
dc.description.abstractThe article aims to present the use of performance indicators as a form of assistance and monitoring in the development of public high school policies developed within the scope of the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). For this, the concept is presented, how they are calculated, where they are found and the importance of the performance indicators. In sequence, the data are presented and the rates of pass, fail and drop out of High School, from 2011 to 2018, of Brazil, the Southeast Region and the states that compose it are analyzed. Finally, specific data on secondary education from the state education network in Rio de Janeiro, between 2011 and 2018, and from Seeduc-RJ, from 2011 to 2015, are presented, as well as the public policies that have been implemented and developed, the Secretariat, during the studied period. As a result, it was possible to verify that the income rates, in the State of Rio de Janeiro, went through several fluctuations during the analyzed period and that, even today, the Secretariat faces high failure and dropout rates in high school. Thus, after analyzing the data, it was possible to use the performance data to guide public educational policies in the State of Rio de Janeiro.pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem por objetivo apresentar o uso de indicadores de rendimento como forma de auxílio e acompanhamento no desenvolvimento das políticas públicas do Ensino Médio desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Para isso, apresenta-se o conceito, como são calculados, em que local são encontrados e a importância dos indicadores de rendimento. Em sequência, são apresentados os dados e analisadas as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio, de 2011 a 2018, do Brasil, da Região Sudeste e dos estados que a compõem. Por fim, são apresentados os dados específicos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, entre 2011 e 2018, e da Seeduc-RJ, de 2011 a 2015, assim como as políticas públicas que foram implementadas e desenvolvidas pela Secretaria durante o período estudado. Como resultado, foi possível verificar que as taxas de rendimento, no Estado do Rio de Janeiro, passaram por diversas oscilações durante o período analisado e que, ainda hoje, a Secretaria enfrenta altos índices de reprovação e abandono escolar no Ensino Médio. Dessa forma, após análise dos dados, verificou-se a possibilidade de utilizar os dados de rendimento para nortear as políticas públicas educacionais no Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadores de rendimentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectIncome indicatorspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEducational public policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO uso de indicadores de rendimento para nortear as políticas públicas do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons