https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
evaneudaaraujorodrigues.pdf | PDF/A | 559.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Adequação da formação docente: uma análise comparativa de duas escolas de ensino médio em Teresina/Piauí |
Autor(es): | Rodrigues, Evaneuda Araújo |
Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Cunha, Priscila Campos |
Miembros Examinadores: | Ferraz, Rosane Carmanini |
Resumo: | O presente artigo pretende mapear os percentuais de adequação da formação docente (AFD) em duas escolas de ensino médio de Teresina – PI. Resultante de consulta e análise de dados secundários, este estudo tem natureza bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, com a participação de duas escolas, sendo uma de ensino regular e outra com jornada de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que o percentual de docentes com nível superior da “Escola A” (regular) superou o da “Escola B” (tempo integral). Na comparação dos dados do Brasil, do Piauí e da rede estadual, verifica-se que os resultados do indicador são superiores nas duas escolas, porém, é preciso reforçar que as escolas de tempo integral podem apresentar nos seus quadros docentes, professores sem formação superior para ministrar as oficinas das atividades complementares. A pesquisa apresenta limitações porque o universo da escola de tempo integral não leva em conta todos os fatores ligados à concepção de tempo integral, o que não era o propósito do pesquisador; outra limitação do estudo foi desconsiderar o resultado do desempenho dos estudantes em avaliações externas, no entanto como proposta de estudos futuros sugere-se uma investigação mais aprofundada, evidenciando os indicadores de desempenho das escolas pesquisadas em avaliações externas, ou por que não pensar na análise de outros fatores contextuais associados ao desempenho? |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Ensino médio Adequação da formação docente Tempo integral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons