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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Lessa, Paula Batista-
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Regina Benigno-
dc.creatorBocuti, Edwaldo Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669361653167660pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:17:41Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-09T15:17:41Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13362-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs resultados do Censo escolar revelaram que nas últimas três edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica, ocorridas nos anos de 2015, 2017 e 2019, os estudantes do 9° ano do Ensino fundamental das escolas estaduais de Mato Grosso, em média, tiveram 89,9% de taxa de aprovação. No mesmo período e na contramão desses resultados, as escolas que ofertavam o 9° ano do ensino fundamental obtiveram 162.6 e 161.0 de nota de matemática e língua portuguesa, respectivamente, o que implica dizer que os estudantes concluem o ensino fundamental sem terem adquirido conhecimentos basilares. Diante ao exposto, objetivou-se com este estudo, identificar divergências e/ou convergências entre taxas de aprovação escolar e notas do Saeb das escolas estaduais do município de Várzea Grande, estado de Mato Grosso, que ofertam 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido no município de Várzea Grande, localizado no estado de Mato Grosso, onde foram selecionadas 37 unidades escolares. Cada escola foi considerada um tratamento, enquanto cada informação, por edição da Prova Brasil, referente a taxa de aprovação e nota do Saeb foi considerada uma repetição. Os dados foram submetidos a análise de agrupamento hierárquico, teste de média e análise de correlação. Ao considerar as notas do Saeb de matemática e língua portuguesa das escolas estaduais, agrupadas a partir das taxas de aprovação dos 9° anos do Ensino Fundamental de Várzea Grande - MT, entre os anos de 2009 e 2019, não foi encontrada diferença estatística entre as médias de desempenho das aprendizagens dos diferentes grupos de cada edição da Prova Brasil. Por outro lado, foi verificada correlação positiva entre as variáveis supramencionadas nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2019. As dissensões entre as taxas de aprovação e notas do SAEB dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental do município de Várzea Grande, entre 2009 e 2019, não são explicadas, unicamente, pelas implementações sequenciais de políticas educacionais que objetivaram a correção da distorção idade-série dos estudantes em Mato Grosso, sendo necessário a análise situacional de cada unidade escolar, para elaboração de um relatório das causas dos baixos desempenhos dos estudantes no SAEB.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEscola cicladapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDissensões entre taxa de aprovação e nota do Saeb: discussão da situação dos 9° anos das escolas estaduais de Várzea Grande - MTpt_BR
dc.title.alternativeDisagreements between pass rate and Saeb grade: discussion of the situation of the 9th years of the state schools of Várzea Grande - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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