https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielledeoliveiracosta.pdf | PDF/A | 469.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Censitarização das avaliações externas em larga escala: uma análise da universalização e da divulgação de resultados do Ensino Médio no Saeb-Ideb/2017 |
Autor(es): | Costa, Danielle de Oliveira |
Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Miembros Examinadores: | Alves, Márcio Fagundes |
Miembros Examinadores: | Salles, Nara Oliveira |
Resumo: | O presente artigo levanta uma discussão acerca do alcance das taxas de participação exigidas para a divulgação dos resultados por escola nas avaliações externas nacionais e o seu impacto no contexto de massiva ampliação da abrangência das aplicações. Elegeu-se como estudo de caso a censitarização aplicada à edição de 2017 do Saeb/Ideb para as escolas do Ensino Médio. Utilizou-se como método a análise descritiva dos normativos legais e do arcabouço acadêmico sobre o tema, associada à produção e interpretação de indicador baseado no percentual de escolas com dados divulgados por UF e por dependência administrativa. O estudo revelou, entre as principais motivações para a adoção do critério de participação mínima, a importância da precisão estatística dos resultados, o controle de eventuais manipulações e seleções de estudantes e a vinculação legal e financeira à observância da medida. A análise das taxas de divulgação de resultados revelou que mais da metade das escolas do Ensino Médio participantes da avaliação em 2017 deixaram de receber os indicadores calculados devido a taxas de participação inferiores a 80%, prejudicando os objetivos centrais da avaliação. Revelou também grande variabilidade da medida em relação aos estratos investigados. Identificou-se na literatura, como condicionantes desse cenário, o perfil e o baixo engajamento dos estudantes do Ensino Médio e das redes de ensino participantes, bem como os calendários de aplicação estabelecidos e a concorrência com outros exames e avaliações externas e internas. O estudo alerta para os impactos financeiros, logísticos, pedagógicos e educacionais do cenário e para a tendência de seu agravamento diante da crescente censitarização das avaliações externas. Por fim, levanta-se linhas de atuação para o enfrentamento dos problemas decorrentes da questão. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Avaliação externa Censitarização Taxas de participação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons