Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13358
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
benonecostafilho.pdfPDF/A770.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Censo escolar: indicadores de matrícula na etapa do ensino fundamental na zona urbana e rural da rede estadual de Roraima nos anos de 2018 e 2019
Autor(es): Costa Filho, Benone
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Coelho, Rita de Cássia de Freitas
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: Este artigo analisa os dados de oferta de matrícula no ensino fundamental da rede estadual de Roraima fazendo uma comparação entre as taxas de matrículas da zona urbana e rural. Os dados utilizados foram extraídos dos Censos Escolares da Educação Básica realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira - INEP, nos anos de 2018 e 2019. Uma das contribuições pretendidas é mostrar a importância do Censo Escolar ao revelar inúmeros dados relevantes das escolas, professores e estudantes brasileiros. Ao apresentar os dados referentes a dois períodos a proposta é e analisar o fluxo dessas matrículas, assim, como a predominância do atendimento, nas escolas da zona urbana ou rural visando levantar algumas tendências e hipóteses vinculadas à realidade do estado de Roraima caracterizado como região de fronteira e de significativa população indígena.
Abstract: -
Palavras-chave: Ensino fundamental
Zona urbana
Zona rural
Roraima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13358
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons