Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wagneralceudias.pdfPDF/A1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do estado de Goiás (2016-2019)
Autor(es): Dias, Wagner Alceu
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Figueiredo, Vitor Fonseca
Membro da banca: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar a possível relação entre os resultados obtidos pelos estudantes de Matemática do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Goiás no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e os resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA). A ADA é uma avaliação externa amostral que acontece ao final de cada bimestre e tem a capacidade de gerar informações sobre o processo de aquisição de competências e de habilidades dos estudantes, conforme previsto no currículo, possibilitando assim, identificar problemas no ensino e aprendizagem em toda a rede. Já o Saego ocorre aos finais do processo educativo. Portanto, buscamos analisar se as ações da ADA contribuíram com o processo de aprendizagem dos estudantes que participaram do Saego. Para a realização do presente estudo foi estabelecido como recorte espacial as Coordenações Regionais de Educação (CREs)1 de Anápolis, Campos Belos e Rio Verde. Este espaço amostral será usado para apresentar os resultados de desempenho educacional do Saego, especificamente dos estudantes de Matemática da 3ª Série do Ensino Médio, no período de 2016 a 2019, e a sua relação com a ADA, com intuito de encontrar evidência em avanços verticais (desempenho no ano/série) e avanços horizontais (desempenho entre ano/série).
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação educacional
Saego
ADA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons