Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
valtricialucelitafrozi.pdfPDF/A351.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Variações do Ideb da rede estadual do Mato Grosso entre os anos 2007 a 2019
Autor(es): Frozi, Valtrícia Lucelita
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Oliveira, Helena Rivelli de
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Resumo: O presente texto traz reflexões a partir dos resultados do Ideb da rede estadual de ensino do Mato Grosso, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2019. Objetivou-se analisar as variações desse índice, incluindo a análise dos indicadores componentes (fluxo e desempenho do Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio). A partir dessas informações, foram levantadas hipóteses que auxiliaram na compreensão dos resultados encontrados. Para tanto, buscou-se descrever o contexto a que os dados se referem quanto à rede de ensino (estado, etapas/níveis de escolarização atendidos, número de alunos, número de instituições de ensino, número de professores, perfil geral da categoria, dentre outros); quanto à política a que se referem; quanto às ações desenvolvidas na rede de ensino que possam ter tido influência sobre eles. Teoricamente, foram relevantes as contribuições de Alavarse (2013), Brooke (2008), Micarello (2021), Pontes (2021), Soares e Xavier (2020), dentre outros. As reflexões proporcionadas por esse estudo permitem inferir que em Mato Grosso existem políticas públicas preocupadas com a qualidade da educação que podem contribuir para a consolidação das aprendizagens e consequente, melhoria dos índices, no entanto aponta a necessidade da institucionalização de políticas relacionadas ao monitoramento da qualidade dessas ações.
Resumen : -
Palabras clave : Fluxo escolar
Desempenho
Diagnóstico
Intervenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349
Fecha de publicación : 30-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons