https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thiagofernandoferreiracosta.pdf | PDF/A | 804.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Helena Rivelli de | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Carla Silva | - |
dc.creator | Costa, Thiago Fernando Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5192865050351381 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:52:25Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:52:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo elaborar uma medida para o clima escolar “senso de segurança” para a Rede de Ensino do Estado de São Paulo, a partir dos dados divulgados dos questionários entre 2008 a 2013 e 2018 a 2019. A elaboração desta medida exigiu que fossem feitas análises de dimensionalidade através da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e uma Análise Fatorial de Informação Completa (AFIC), utilizando para esse fim, a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para a constituição da medida, o modelo de Samejima da TRI através do pacote mirt da linguagem R foi utilizado, além da função para análise de múltiplos grupos envolvendo todos os anos de aplicação. Com a definição da medida, as categorias foram ancoradas, possibilitando a interpretação pedagógica da escala. Estes procedimentos possibilitaram que a trajetória da medida do clima escolar “senso de segurança” fosse constituída e interpretada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Clima escolar | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Resposta ao Item | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial de informação completa | pt_BR |
dc.subject | Escala senso de segurança | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A trajetória de uma medida para clima escolar “senso de segurança” na rede estadual de São Paulo entre 2008-2013 e 2018- 2019: uma análise do clima escolar pela percepção dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License