Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13337
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosariodemarialeitevasconcelos.pdfPDF/A947.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de-
dc.creatorVasconcelos, Rosário de Maria Leite-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:35:47Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:35:47Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13337-
dc.description.abstractThis article analyzes the evolution of the performance of the E.M. Prof. Luís Costa, in the SPAECE-Alfa assessments, in the period from 2011 to 2019, as there is a significant improvement in the quality of literacy offered to children in the 2nd year of elementary school. This change in the school's performance becomes more visible when we compare its low performance in 2011, when it was supported, to 2019, when it was awarded in the Escola Nota 10. On this occasion, the interest arises in interpreting the educational data and the performance of the accountability policies, PAIC and Escola Nota 10, adopted in the state, and their possible influences on the transformation of the school scenario, since they seek to contribute to the improvement of the quality and equity of education, through financial and technicalpedagogical incentives. The methodology used was a literature review and analysis of secondary data, such as average proficiency, standard of performance, percentage of participation and the school performance index, used in the construction of the historical series with the school results. The objective of SPAECE-Alfa evaluations, as an educational policy, is important for the verification and monitoring of the literacy process, however, for the integral formation of children, other elements also matter and, although not evaluated, need to be transmitted and prioritized, such as social, cultural, emotional and affective relationships. This is why the involvement of everyone is necessary, from the municipal manager to the school and family community, so that public policies effectively contribute to the evolution of learning and the integral formation of children in this fundamental and indispensable process, literacy.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a evolução do desempenho da E.M. Prof. Luís Costa, nas avaliações do SPAECE-Alfa, no período de 2011 a 2019, pois verifica-se uma expressiva melhoria na qualidade da alfabetização ofertada às crianças, do 2º ano do ensino fundamental. Essa mudança no rendimento da escola fica mais visível, quando comparamos seu baixo desempenho em 2011, quando foi apoiada, até 2019, ao ser premiada no Escola Nota 10. Nessa ocasião surge o interesse em interpretar os dados educacionais e o desempenho das políticas de responsabilização, PAIC e Escola Nota 10, adotadas no estado, e as possíveis influências destas na transformação do cenário da escola, visto que procuram contribuir para a melhoria da qualidade e equidade da educação, por meio de incentivos financeiros e técnico-pedagógicos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise de dados secundários, como proficiência média, padrão de desempenho, percentual de participação e o índice de desempenho escolar, utilizados na construção da série histórica com os resultados da escola. O objetivo das avaliações do SPAECE-Alfa, como política educacional, é importante para a verificação e monitoramento do processo de alfabetização, contudo, para a formação integral das crianças, outros elementos também importam e, embora não avaliados, precisam ser transmitidos e priorizados, como as relações sociais, culturais, emocionais e afetivas. Por isso é necessário o envolvimento de todos, do gestor municipal à comunidade escolar e familiar, para que as políticas públicas contribuam, efetivamente, na evolução da aprendizagem e da formação integral das crianças, nesse processo fundamental e indispensável, a alfabetização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectSPAECE-Alfapt_BR
dc.subjectEscola Nota 10pt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectSPAECE-Alfapt_BR
dc.subjectScore 10 Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA evolução dos resultados no SPAECE-Alfa da Escola Municipal Professor Luís Costa no período de 2011 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons