https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosangelamariasilva.pdf | PDF/A | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Magaldi, Carolina Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Vilardi, Leonardo Ostwald | - |
dc.contributor.referee2 | Lourenço, Joyce Louback | - |
dc.creator | Silva, Rosângela Maria | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:34:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:34:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscando traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, este estudo analisa os dados de formação dos professores do corpo docente do estado, no período de 2010 a 2020. Nessa perspectiva, buscou-se os dados de docentes apresentados a partir do Educacenso e publicados pela INEP nas sinopses estatísticas, no período pesquisado, bem como os indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de funções docentes com curso superior (2011 a 2020). Esses dados serão analisados e cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses para as variações observadas. Após análise dos dados mensurados pelo INEP no tocante ao total de docentes com curso superior no RN, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, tendo em vista que existe um número significativo de professores no estado, tanto do ensino fundamental quanto do médio, que se encontra fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Perfil do professor | pt_BR |
dc.subject | dados estatísticos | pt_BR |
dc.subject | formação docente | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Perfil dos professores do Rio Grande do Norte: o que revelam os dados do INEP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License