Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rosangelamariasilva.pdfPDF/A1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Perfil dos professores do Rio Grande do Norte: o que revelam os dados do INEP
Autor(es): Silva, Rosângela Maria
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Vilardi, Leonardo Ostwald
Miembros Examinadores: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: Buscando traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, este estudo analisa os dados de formação dos professores do corpo docente do estado, no período de 2010 a 2020. Nessa perspectiva, buscou-se os dados de docentes apresentados a partir do Educacenso e publicados pela INEP nas sinopses estatísticas, no período pesquisado, bem como os indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de funções docentes com curso superior (2011 a 2020). Esses dados serão analisados e cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses para as variações observadas. Após análise dos dados mensurados pelo INEP no tocante ao total de docentes com curso superior no RN, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, tendo em vista que existe um número significativo de professores no estado, tanto do ensino fundamental quanto do médio, que se encontra fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
Resumen : -
Palabras clave : Perfil do professor
dados estatísticos
formação docente
políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons