https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
robsondossantos.pdf | PDF/A | 934 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Magaldi, Carolina Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Vilardi, Leonardo Ostwald | - |
dc.contributor.referee2 | Lourenço, Joyce Louback | - |
dc.creator | Santos, Robson dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:27:42Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:27:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho analisou o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em estabelecimentos públicos (municipais e estaduais) localizados nas áreas rurais do Brasil. Para isso utilizou uma amostra de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aplicado em 2017, e investigou quais características das escolas no campo e dos estudantes estão correlacionadas à proficiência obtida. Para isso, foram utilizadas estatísticas descritivas, modelos de regressão linear e modelos multinível. Os resultados apontam que os estudantes em escolas no campo que trabalham fora e os que tinham sido reprovados apresentavam desempenho inferior em Língua Portuguesa e Matemática. A escolaridade dos pais e o nível socioeconômico apresentavam associação positiva com o desempenho, assim como a taxa de participação dos estudantes da escola na avaliação. Além disso, os dados sugerem que a escola no campo apresenta efeito sobre o aprendizado, o que precisa ser analisado com mais detalhes e com dados adicionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Efeito-Escola | pt_BR |
dc.subject | Fatores associados | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escolas no campo | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O efeito-escola e o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas no campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License