https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raquelbalczarekgrendene.pdf | PDF/A | 517.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cássio José de Oliveira | - |
dc.creator | Grendene, Raquel Balczarek | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:22:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:22:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo - identificar e comparar as taxas de distorção idade-série e as taxas de abandono – do ano de 2018, entre duas escolas públicas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul: o Colégio Estadual Marechal Rondon e a Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, a segunda pertencente ao Programa RS Seguro, ambas localizadas no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica e de dados secundários, disponíveis em bancos de dados públicos, como o Portal do Inep - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A escolha da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis é por ela ser priorizada pelo Programa RS Seguro, que atua em quatro eixos, sendo que, no eixo dois, a educação é um dos pilares. O Colégio Estadual Marechal Rondon foi escolhido por ser uma escola do mesmo município, mas que não participa do Programa RS Seguro. O Programa RS Seguro é um Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública (Decreto Estadual nº 54.516/2019), com foco territorial em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, apresenta planejamentos de ações de curto, médio e longo prazos, está baseado nas premissas de Inteligência, Integração e Investimento Qualificado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Taxa de distorção idade-série | pt_BR |
dc.subject | Taxa de abandono | pt_BR |
dc.subject | Taxas de rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo das taxas de rendimento do Colégio Estadual Marechal Rondon e da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis - Canoas – RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License