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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.contributor.referee2Souza, Jane Aparecida Gonçalves de-
dc.creatorRodakiewski, Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6845276447386206pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:15:24Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:15:24Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA Avaliação de desempenho, praticada em larga escala, pode ser entendida como um instrumento de gestão e fortalecimento do trabalho pedagógico do gestor e do professor em sala de aula. No Paraná a instituição de um sistema próprio de avaliação tem permitido também a formulação e reformulação de iniciativas, programas e políticas de intervenção pedagógica, formação de professores, práticas de gestão, bem como, para o planejamento e monitoramento de metas estabelecidas, a partir de objetivos de aprendizagem considerados equânimes para todos os estudantes paranaenses. O diagnóstico ofertado a partir dos resultados dos testes padronizados, aliado a coleta de informações sobre as condições socioeconômicas dos estudantes, permite que sejam mapeadas possíveis desigualdades educacionais, com vistas a fomentar intervenções pedagógicas mais direcionadas e focadas para a realidade dos sistemas. A partir das classificações e da análise comparativa realizada, observou-se que a maior parte dos estabelecimentos de ensino paranaenses, no que se refere ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, encontram-se no padrão de desempenho básico, apresentando variações consideráveis nos seus Índice socioeconômicos (ISE). Conclui-se que são necessárias maiores investigações no nível das turmas para visualização das desigualdades de aprendizagem que podem ocorrer entre os estudantes avaliados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAvalição em larga escalapt_BR
dc.subjectQuestionários sociocontextuaispt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectSAEPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA avaliação de desempenho no Paraná: o que dizem os questionários sociocontextuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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