Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paularodakiewski.pdfPDF/A639.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação de desempenho no Paraná: o que dizem os questionários sociocontextuais
Autor(es): Rodakiewski, Paula
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Membro da banca: Souza, Jane Aparecida Gonçalves de
Resumo: A Avaliação de desempenho, praticada em larga escala, pode ser entendida como um instrumento de gestão e fortalecimento do trabalho pedagógico do gestor e do professor em sala de aula. No Paraná a instituição de um sistema próprio de avaliação tem permitido também a formulação e reformulação de iniciativas, programas e políticas de intervenção pedagógica, formação de professores, práticas de gestão, bem como, para o planejamento e monitoramento de metas estabelecidas, a partir de objetivos de aprendizagem considerados equânimes para todos os estudantes paranaenses. O diagnóstico ofertado a partir dos resultados dos testes padronizados, aliado a coleta de informações sobre as condições socioeconômicas dos estudantes, permite que sejam mapeadas possíveis desigualdades educacionais, com vistas a fomentar intervenções pedagógicas mais direcionadas e focadas para a realidade dos sistemas. A partir das classificações e da análise comparativa realizada, observou-se que a maior parte dos estabelecimentos de ensino paranaenses, no que se refere ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, encontram-se no padrão de desempenho básico, apresentando variações consideráveis nos seus Índice socioeconômicos (ISE). Conclui-se que são necessárias maiores investigações no nível das turmas para visualização das desigualdades de aprendizagem que podem ocorrer entre os estudantes avaliados.
Abstract: -
Palavras-chave: Desempenho
Avalição em larga escala
Questionários sociocontextuais
Desigualdades educacionais
SAEP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons