https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
osvanilcealmeidapalheta.pdf | PDF/A | 458.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise dos resultados do Saeb para o ensino fundamental da rede estadual Paraense |
Autor(es): | Palheta, Osvanilce Almeida |
Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Vânia Maria Machado de |
Miembros Examinadores: | Juliano, Filipe Romão |
Resumo: | O presente artigo objetiva comparar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb da rede estadual do Estado do Pará, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, nas edições de 2015, 2017 e 2019. Desta forma, correlacionar com as taxas de aprovação, reprovação e abandono e com a tendência histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, possibilitando a análise do desempenho dos estudantes paraenses. Realizamos uma análise descritiva dos dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep para observação das tendências do Saeb e, observou-se que os valores são tendencialmente mais baixos nos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a análise, contribua para a apropriação dos resultados divulgados nacionalmente e assim, possam fundamentar a elaboração de estratégias focadas nas reais necessidades da rede de ensino paraense. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Avaliação Saeb Ideb Taxas de rendimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328 |
Fecha de publicación : | 26-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons