https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
olgalicedossantossuzartedejesus.pdf | PDF/A | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Vânia Maria Machado de | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Keite Silva de | - |
dc.creator | Jesus, Olgalice dos Santos Suzarte de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5831204644549551 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:10:55Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta breve discussão sobre a importância da avaliação externa de larga escala nos âmbitos nacional e municipal, em especial na Rede Municipal de Salvador. A intenção é destacar características e contexto da implementação do sistema próprio de avaliação, o PROSA, sua série histórica de aplicação das avaliações, ações adotadas para melhoria das aprendizagens dos estudantes e análise comparativa do desempenho estudantil, a partir dos resultados do Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEB (2017- 2019), com enfoque no Ensino Fundamental - anos iniciais (5º ano), identificando as contribuições do sistema próprio de avaliação para a melhoria do desempenho dos estudantes/escola/rede. O estudo destaca os pontos e contrapontos, considerando as potencialidades e a importância dos sistemas de avaliação, retratando a sua relevância ao ser realizada externamente pelo sistema municipal, que possibilita a participação e o envolvimento dos integrantes da rede em torno de sua realidade, bem como a identificação de avanços e de desafios a serem enfrentados, visando à melhoria no desempenho cognitivo dos estudantes. O presente trabalho aponta, também, para perspectiva de fortalecimento da cultura de avaliação implantada na rede de ensino e melhor utilização dos resultados das avaliações externas para o avanço do desempenho dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do desempenho estudantil Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License