Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
olgalicedossantossuzartedejesus.pdfPDF/A1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Vânia Maria Machado de-
dc.contributor.referee2Melo, Keite Silva de-
dc.creatorJesus, Olgalice dos Santos Suzarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5831204644549551pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:10:55Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:10:55Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta breve discussão sobre a importância da avaliação externa de larga escala nos âmbitos nacional e municipal, em especial na Rede Municipal de Salvador. A intenção é destacar características e contexto da implementação do sistema próprio de avaliação, o PROSA, sua série histórica de aplicação das avaliações, ações adotadas para melhoria das aprendizagens dos estudantes e análise comparativa do desempenho estudantil, a partir dos resultados do Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEB (2017- 2019), com enfoque no Ensino Fundamental - anos iniciais (5º ano), identificando as contribuições do sistema próprio de avaliação para a melhoria do desempenho dos estudantes/escola/rede. O estudo destaca os pontos e contrapontos, considerando as potencialidades e a importância dos sistemas de avaliação, retratando a sua relevância ao ser realizada externamente pelo sistema municipal, que possibilita a participação e o envolvimento dos integrantes da rede em torno de sua realidade, bem como a identificação de avanços e de desafios a serem enfrentados, visando à melhoria no desempenho cognitivo dos estudantes. O presente trabalho aponta, também, para perspectiva de fortalecimento da cultura de avaliação implantada na rede de ensino e melhor utilização dos resultados das avaliações externas para o avanço do desempenho dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectSistemas de avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise comparativa do desempenho estudantil Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons