Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
neilamoreiradossantosbouzada.pdfPDF/A415.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desempenho da rede municipal Sul-paraibana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: os reflexos da formação continuada nos resultados
Autor(es): Bouzada, Neila Moreira dos Santos
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Miembros Examinadores: Melo, Keite Silva de
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul no Saeb com o intuito de se verificar se as ações de formação continuada para os professores contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos mesmos e dos estudantes. Os dados utilizados para embasar o estudo foram as médias da avaliação externa Saeb, os quais tem em seus testes as médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Através da literatura escolhida o mesmo enfatiza a importância dessa avaliação externa. Diante disso, em um segundo momento ao embasarem-se nos dados oficiais deste estudo, o artigo analisa o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul. O Saeb através dos indicadores de proficiência é a avaliação utilizada para obter o resultado do desempenho destes alunos. Diante disso, ficou constatado que houve melhoras no desempenho dos alunos, inclusive nas taxas de aprovação, as quais subiram. As estratégias utilizadas foram propulsores no resultado do município no Ideb, uma vez que se voltou o olhar para o monitoramento da aprendizagem dos estudantes. E como consequência houve a redução das taxas de reprovação, e desta forma a melhoria da qualidade do ensino.
Resumen : -
Palabras clave : Qualidade no ensino
Avaliação
Aprendizagem
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325
Fecha de publicación : 30-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons